Câmara debate a situação do negro no Dia da Consciência Negra

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Diversas lideranças do movimento negro de Cachoeiro de Itapemirim estiveram presentes na Câmara Municipal em evento alusivo ao Dia da Consciência Negra, nesta segunda-feira (19). A realização é da Ouvidoria da Casa de Leis. 

Na ocasião, também foram abordadas a ampliação e o cumprimento de políticas públicas de igualdade racial. A deputada estadual Cláudia Lemos (PRB) também participou.

“A população negra é a mais atingida pela violência e falta de representatividade. Quem julga o sistema de cotas, por exemplo, é porque não viveu na pele as dificuldades”.

O secretário internacional do Instituto Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir), Gutemberg Evangelista, disse que há leis que garantem cotas para negros em estágio na Câmara Municipal e percentual de investimento, por parte do município, em movimentos culturais.

O evento também contou com depoimentos de superação, entre eles proferidos pela advogada Fayda Belo; e de relatos históricos, na apresentação do professor, jornalista e advogado José Paineiras.

Homenagem 

O vereador Rodrigo Sandi (Podemos), da Ouvidoria Racial, anunciou que o gabinete 5 da Câmara Municipal vai levar o nome de Sebastião Gomes (PP), mais conhecido como Buiu, vereador que morreu no ano passado enquanto participava de sessão ordinária.

Desde então, o gabinete é utilizado pelo vereador Antônio Geraldo (PP), que também assina o documento que garante a homenagem a Buiu.

“Ano passado, tive a responsabilidade de assumir a Ouvidoria após a morte de Buiu. Fiquei feliz, ao procurar Antônio e definirmos a homenagem na sala que ele ocupou – o nome ficará registrado no gabinete para ninguém nunca tirar”, disse Rodrigo.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas