Diversas lideranças do movimento negro de Cachoeiro de Itapemirim estiveram presentes na Câmara Municipal em evento alusivo ao Dia da Consciência Negra, nesta segunda-feira (19). A realização é da Ouvidoria da Casa de Leis.
Na ocasião, também foram abordadas a ampliação e o cumprimento de políticas públicas de igualdade racial. A deputada estadual Cláudia Lemos (PRB) também participou.
“A população negra é a mais atingida pela violência e falta de representatividade. Quem julga o sistema de cotas, por exemplo, é porque não viveu na pele as dificuldades”.
O secretário internacional do Instituto Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir), Gutemberg Evangelista, disse que há leis que garantem cotas para negros em estágio na Câmara Municipal e percentual de investimento, por parte do município, em movimentos culturais.
O evento também contou com depoimentos de superação, entre eles proferidos pela advogada Fayda Belo; e de relatos históricos, na apresentação do professor, jornalista e advogado José Paineiras.
Homenagem
O vereador Rodrigo Sandi (Podemos), da Ouvidoria Racial, anunciou que o gabinete 5 da Câmara Municipal vai levar o nome de Sebastião Gomes (PP), mais conhecido como Buiu, vereador que morreu no ano passado enquanto participava de sessão ordinária.
Desde então, o gabinete é utilizado pelo vereador Antônio Geraldo (PP), que também assina o documento que garante a homenagem a Buiu.
“Ano passado, tive a responsabilidade de assumir a Ouvidoria após a morte de Buiu. Fiquei feliz, ao procurar Antônio e definirmos a homenagem na sala que ele ocupou – o nome ficará registrado no gabinete para ninguém nunca tirar”, disse Rodrigo.