177 produtores atendem a Fibria na região sul

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
Carlos Alberto Nassur é o gerente de operações florestais

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, está revitalizando o programa de poupança florestal no Espírito Santo. A empresa amplia suas atividades na região sul do estado, onde já conta com a parceria de 177 produtores, que são beneficiados com o projeto de alternativa de renda.

Representantes da empresa estiveram na manhã desta quarta-feira (18) no Shopping Sul, onde acontece a exposição “A Floresta sob um novo prisma” – fruto de expedição pelas florestas da Fibria. Na ocasião, foi relatado o trabalho de reflorestamento e de incentivo econômico aos produtores. O evento também contou com a presença do prefeito local Victor Coelho (PSB) e da prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta (PSDB).

De acordo com o gerente de operações florestais, Carlos Alberto Nassur, o Poupança Florestal começou em 1990, beneficiando uma área mais próxima à fábrica, no intuito de incluir parceiros na cadeia produtiva da empresa.

“Atualmente, o programa tem importância ímpar para a Bahia e Espírito Santo. São 1,8 mil produtores envolvidos”, contou. Ele explicou que o projeto leva pacote tecnológico de produção de florestas e apoia no financiamento do plantio dessas áreas.

“Todos esses valores envolvidos financeiramente e o pacote tecnológico são convertidos em metros cúbicos de madeira e, ao final do contrato, quando o produtor vai fazer a colheita destas áreas, é descontado dos valores adiantados ao produtor na forma de madeira. Ou seja, ele não vai pagar em dinheiro esses financiamentos que foram feitos para a formação da floresta, e, sim, em madeira”, detalhou Carlos.

O gerente avalia que o Poupança Florestal leva mais uma alternativa de renda, importante principalmente neste período de crise hídrica. Os 177 produtores parceiros da Fibria estão em 15 municípios da região e em diferentes fases de produção.

As cidades são Alegre, Anchieta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Iconha, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul e Vila Velha.

Confira algumas imagens da exposição, que reúne fotos de Araquém Alcântara:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova