O jornalista Joacy Pinto, também conhecido como Joa, fundador da revista 7Dias, morreu na manhã desta sexta-feira (10), aos 85 anos de idade
Joa é uma das figuras mais conhecidas e queridas de Cachoeiro, um dos grandes pioneiros da imprensa capixaba, estando à frente do semanário mais tradicional da cidade há mais de 50 anos.
Há muitos anos, ele sofria com a doença de Parkinson, que destrói as células nervosas e gera, na maioria das vezes, sintomas como rigidez muscular e tremores involuntários, e nos últimos dias estava internado na Unimed, vindo a falecer.
Mais informações sobre Joacyr Pinto
Texto de Pammela Volpato
No dia 25 de setembro de 1934 nascia um menino que tinha como destino marcar e revolucionar a imprensa capixaba. Um menino que deixaria seu nome gravado na história de Cachoeiro e, principalmente, dos cachoeirenses.
Filho de Maria do Carmo e José Pinto, irmão de Joel, Maria José, Amália e Hyrthes; Joacyr Pinto, morador da Rua Ana Machado, no bairro Sumaré, sempre foi completamente apaixonado por sua terra.
Um amor tão grande que precisava ser expressado. Esse sentimento foi a ignição para o surgimento de algo que pudesse exaltar a cidade, as pessoas e suas histórias, ou seja, para o surgimento da Revista 7Dias.
O começo de Joa na imprensa foi aos 18 anos, no jornal Arauto. Curioso, ele sempre ficava observando a produção e até ajudava na impressão, até que Onofre Nascimento o convidou para fazer parte da equipe.
Pouco tempo depois, a convite do chefe de redação, Hélsio Cordeiro, passou a ser o redator de esportes. Além do Arauto, passou também pelas redações do Correio do Sul, do Jornal Momento (da Prefeitura Municipal), e pela redação da Rádio Cachoeiro, ao lado do saudoso Hélio Carlos Manhães.
Foi no carnaval de 1967, dentro do Iate Clube de Marataízes, que surgiu a ideia da revista, que nasceu em formato de jornal. “Sete Dias na Sociedade” era o registro das glórias e das boas coisas da vida.
Em 1981, após uma grande reestruturação, nasceu a Revista 7Dias, que em 2019 completou suas 1.500 edições. O tradicional semanário, que é parte da vida do cachoeirense, traz todos os sábados notícias do meio social, cultural, político e econômico da cidade.
A revista, que tem assinantes em vários Estados, não perdeu sua identidade bairrista e leva para todos os cantos do país as novidades de Cachoeiro e do cachoeirense. Fruto de um trabalho ético e perseverante deste jornalista que se graduou nesses quase 70 anos dedicados a transmitir informação de qualidade à sociedade.
Um trabalho que já lhe rendeu diversas homenagens, entre comendas e medalhas, que serviram para creditar-lhe a confiança e o respeito de seus leitores e admiradores.
Joacyr Pinto foi eleito pela Câmara Municipal o Cachoeirense Presente de 2010, homenagem que lhe encheu de orgulho por ser um apaixonado pela sua terra.
Joacyr se casou com Theresa Braga, com quem dividiu todos os seus dias até sua partida, em 2017. Foram 55 anos de uma convivência cercada de companheirismo, admiração, respeito e amor.
Joa e Theresa não tiveram filhos e, talvez por isso, ele sempre tenha tratado seus colaboradores como tal. Mais do que um patrão, ele sempre foi um verdadeiro pai. Protetor, incentivador e rígido quando precisou ser. Todos que por aqui passaram nutrem um sentimento de gratidão, de respeito e de amor por Joacyr.
Quando dizemos que a 7Dias é uma família, não falamos da boca pra fora. Sim, essa é a nossa família. Sim, essa é a sua família, querido leitor, que nos acompanha por tantos anos….
Esse é Joacyr Pinto, um homem que sonhou e realizou. Um homem que continua sonhando. Aos 85 anos de vida, Joa continua trabalhando, contando histórias e vendo sua Revista seguindo em frente, apesar dos obstáculos e dificuldades. Como ele mesmo já disse várias vezes, a 7Dias é a sua vida e seu único sonho é que essa publicação não acabe.