Com o tema “Literatura e a Beleza de Nossas Raízes e Origens”, a 9ª Bienal Rubem Braga Sesc 2024 será realizada entre os dias 23 e 27 de outubro (de quarta a domingo), na sede do Sesc de Cachoeiro de Itapemirim, com uma programação diversa, gratuita e voltada para todas as idades.
A palestra de abertura, na quarta-feira (23), contará com a presença do poeta e cordelista cearense Bráulio Bessa, às 20h. Famoso por sua atuação no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, tornou-se um fenômeno da internet, com mais de 150 milhões de visualizações nas mídias sociais. Publicou os livros “Poesia com Rapadura” e “Poesia que Transforma”.
O Sesc Espírito Santo participa como idealizador e realizador da Bienal, ao lado da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. A solenidade de abertura contará com autoridades presentes e apresentação da Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo (OSSES), a partir das 18h30.
Na quinta-feira (24), às 14h, o escritor Ricardo Mauricio, do Espírito Santo, estará presente. Ele foi vencedor do concurso nacional “Prêmio Sesc de Literatura” de 2024, com o livro “Bololô: gaiola vazia”, na categoria romance. Ele participa da Mesa Literária: “Entre memória e remix: momentos da literatura cachoeirense”, ao lado de Sávio Lima Lopes e João Moraes.
Na sexta-feira (25), às 14h, a escritora capixaba Carla Guerson, autora dos livros “O som do tapa”, “Fogo de Palha” e o recém-lançado “Todo mundo tem mãe, Catarina”, seu primeiro romance, participa da Mesa Literária: “Vozes Femininas na Palavra Impressa”. Carla Guerson é idealizadora e coordenadora do Coletivo Escreviventes.
A programação conta ainda com a presença da escritora e jornalista capixaba Dani Costa Russo, radicada em São Paulo há mais de 14 anos, autora de “Beijos no Chão” e “Cama Rainha”. Ela tem se destacado no mercado literário nacional como criadora, curadora e editora do Selo Auroras, da editora Penalux.
As autoras compartilham suas obras, experiências e reflexões no debate mediado pela historiadora Luciene Carla, escritora que faz parte da Academia Cachoeirense de Letras, desde 2022.
No sábado (26), às 15h, o escritor e músico cearense Tino Freitas, especialista em Literatura Infantil, participa da Mesa: “Literatura na infância: caminhos para uma cultura leitora”. Ele tem mais de 40 livros publicados e foi vencedor do Prêmio Jabuti, com a obra “Primeiras Palavras”.
Também participa desse debate a escritora e contadora de histórias Juliana Correia, pesquisadora das artes negras e fundadora do canal BaObazinhO. A mediação fica por conta da professora e pesquisadora Maria Amélia Dalvi.
No domingo (27), às 10h, a Mesa: “Eco das Palavras: Desvendando Origens e Narrativas na Literatura Nacional” reúne presenças de peso, como Eliane Potiguara, professora, escritora, ativista e empreendedora indígena brasileira, fundadora da Rede Grumin de Mulheres Indígenas. Ela foi uma das 52 brasileiras indicadas para o projeto internacional “Mil Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz”.
A escritora e historiadora Micheliny Verunschk, de Pernambuco, ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura com a obra “Nossa Teresa: vida e morte de uma santa suicida”. Ela divide a mesa com Eliane. A mediação será da cantora e compositora Eloá Puri.
A participação na 9ª Bienal Rubem Braga do Sesc, em Cachoeiro de Itapemirim, é gratuita e aberta para todos os públicos. Não precisa de inscrição para participar das atividades, basta chegar no local, no horário marcado.
9º BIENAL RUBEM BRAGA SESC 2024
Tema: “Literatura e a beleza das nossas raízes e origens”
De 23 a 27 de outubro de 2024, no Sesc Cachoeiro de Itapemirim (ES)
23 de outubro: das 18h30 às 21h
24, 25 e 26 de outubro: das 14h às 20h
27 de outubro: das 8h às 16h
Local: SESC CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – Rua Joanna Payer, 01/101 – Aeroporto, Cachoeiro de Itapemirim – ES – Tel: (28) 3526-3050
Realização: Programa Cultura Sesc – Projeto Sesc Territórios e Prefeitura Municipal de Cachoeiro
Confira a programação completa da Bienal Sesc Rubem Braga 2024 no link: