Fazenda moderniza atendimento ao contribuinte

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A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) de Cachoeiro está modernizando o atendimento que oferece ao contribuinte com a implantação de novos recursos tecnológicos. Ainda neste mês, deve entrar em funcionamento a opção de agendamento online de serviços.

O munícipe vai poder marcar, pela internet, o dia e horário para ser atendido na sede da Semfa, sem ter que esperar. O sistema segue os moldes do que já está disponível para alguns serviços de saúde no município, e é implantado pela Empresa de Tecnologia da Informação de Cachoeiro (Dataci).

Outra novidade na Semfa, no setor de atendimento presencial, é o controle informatizado das filas, semelhante ao que ocorre nas instituições bancárias. Dessa forma, logo ao chegar à secretaria, que fica na rua 25 de Março, Centro, o contribuinte deve retirar a senha por meio de um totem eletrônico. O aparelho funciona por meio do toque na tela, e um funcionário fica à disposição para auxílio.

Para retirar a senha, é preciso selecionar o serviço desejado (Atendimento Dívida Ativa, Cadastro Imobiliário/IPTU, Cadastro Mobiliário e ITBI/Nota Fiscal Avulsa) e, em seguida, o tipo de atendimento (convencional ou preferencial, no caso de idosos, gestantes e portadores de deficiência).

Finalizado o procedimento, o contribuinte aguarda a vez de ser atendido acompanhando dois paineis eletrônicos, por meio dos quais é feita a chamada para atendimento em um dos 12 guichês, levando em conta o número da senha gerada.

“O objetivo é aprimorar cada vez mais o gerenciamento e agilizar o atendimento aos usuários. Outra vantagem do novo sistema é que ele possibilita o armazenamento de informações estatísticas, como número de pessoas atendidas em determinado guichê e o tempo gasto”, destaca o secretário municipal de Fazenda, Rogélio Amorim.

Também é a Dataci a responsável pela implantação desse sistema e por oferecer treinamento aos funcionários da Semfa. Para a informatização, foi utilizado o Novo Sistema de Gerenciamento de Atendimento (Novo SGA), um software gratuito.

“A Dataci tem trabalhado junto à prefeitura de Cachoeiro em diversas frentes para oferecer facilidade e comodidade ao cidadão cachoeirense, no âmbito dos serviços públicos, além de reduzir custos e melhorar o desempenho operacional nas repartições”, destaca o diretor de tecnologia da informação da empresa, Marcelo Cornélio.

Agência Virtual

Em relação aos serviços da Secretaria de Fazenda, os contribuintes de Cachoeiro também já contam com a Agência Virtual, no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), que dá acesso a uma série de procedimentos sem que haja a necessidade de atendimento presencial, como a emissão de alvarás de funcionamento e retirada de segunda via de IPTU.

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