Em ofício enviado na segunda-feira (29) aos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, agradeceu e voltou a elogiar o trabalho desenvolvido por magistrados, servidores e colaboradores durante as Eleições 2018.
“A Justiça Eleitoral, mais uma vez, bem cumpriu sua missão institucional de garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, com transparência e segurança”, destacou a magistrada na mensagem direcionada aos presidentes de cada TRE, mas estendida a todo o corpo de profissionais dessas instituições.
Antes mesmo de encerrado o segundo turno, Rosa Weber já havia exaltado o trabalho da Justiça Eleitoral em declarações à imprensa. Em entrevista coletiva realizada na noite do último domingo (28), na sede do TSE, a presidente da Corte disse que a Justiça Eleitoral havia saído maior destas eleições. “Não houve um problema que não mereceu nossa atenção. Não houve uma intercorrência que não fosse encaminhada”, disse a ministra, sob aplausos dos funcionários presentes.
No ofício encaminhado aos TREs, Rosa Weber diz que a experiência acumulada na história institucional e a “tradição colaborativa” possibilitaram a conjunção de esforços para o enfrentamento dos inúmeros desafios que se apresentaram durante o pleito.
“O resultado de todo esse trabalho coletivo traduziu-se na concretização exitosa do pleito e reafirma o papel da Justiça Eleitoral como pilar fundamental da construção de uma democracia autêntica, que não pode prescindir de um processo eleitoral hígido”, afirma a presidente do TSE.
Segue a íntegra do ofício: