O governador Paulo Hartung (MDB) sancionou nesta segunda-feira (5) o projeto de lei que estabelece premiações iguais para homens e mulheres, independentemente da modalidade, nas competições esportivas que contam com o apoio do governo do Estado.
A iniciativa surgiu após a repercussão a disparidade na premiação entre gêneros na etapa da Barra do Jucu do Campeonato Brasileiro de Bodyboard, em agosto deste ano. Depois da ocasião, as atletas foram recebidas pelo governador, que revelou já ter acionado a Procuradoria Geral do Estado para encontrar uma solução definitiva.
“Isso só foi possível por causa da luta que vocês (atletas do bodyboard) iniciaram. Lutamos pela igualdade de gênero. Vamos trabalhar para que em eventos esportivos, onde houver recursos públicos, seja aplicada a igualdade nas premiações”, garantiu Hartung, à época, às profissionais do bodyboard, cujo grupo tinha a presença da pentacampeã mundial Neymara Carvalho.
“O inconformismo do governador e o diálogo do secretário com a Confederação foram fundamentais e eram o que precisávamos. Isso tudo tem repercutido entre os atletas, na organização do Circuito Brasileiro e Mundial. Há anos estamos lutando contra isso”, falou Neymara, também em agosto. Agora, a igualdade na premiação é lei.