Mais 30 artesãos de Cachoeiro recebem carteira nacional da categoria

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Após serem aprovados em avaliação técnica, 30 artesãos de Cachoeiro recebem nesta quarta-feira (14) a Carteira Nacional do Artesão. A entrega será feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, das 9h às 12h, no auditório da Associação Comercial e de Serviço de Cachoeiro de Itapemirim (Ascici).

Os artesãos contemplados foram submetidos a teste de aptidão aplicado pela secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) na 13ª Feira de Negócios e Agroturismo do município, realizada em julho.

O teste consiste na apresentação, por parte do artesão, de três peças artesanais prontas e na confecção de outro produto na frente dos avaliadores, de forma a atestar as habilidades do trabalhador manual e a caracterização dos objetos produzidos como artesanato.

Emitida gratuitamente pelo governo federal, sem exigência de anuidades ou taxa de adesão, a carteira permite a esses profissionais uma série de benefícios fundamentais para a classe e é válida como documento de identificação em todo território nacional.

“É a segunda vez que realizamos a entrega de carteiras de artesãos neste ano. Em junho, também entregamos 30. Elas são uma espécie de passaporte para que o profissional possa participar e mostrar seus produtos em eventos fora do estado, além de ratificarem a qualidade de sua arte e o reconhecimento da profissão”, destaca a subsecretária de Trabalho e Renda da Semdec, Andressa Colombiano.

Artesãos que ainda não têm o documento podem entrar em contato com a Semdec pelo telefone 3155-5340 para obter mais informações sobre o processo para emissão.

Fortalecimento do artesanato

O apoio da Semdec para a conquista da carteira de artesão pelos trabalhadores manuais integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento e profissionalização do artesanato no município. Desde 2017, têm sido ampliadas as oportunidades de qualificação profissional para os artesãos, com foco na geração de trabalho e renda. A partir de um cadastramento dos artesãos do município, foram e são planejadas políticas públicas para o setor. Uma das iniciativas foi o Projeto Vivacidade – Ciclo de Capacitação para Artesãos para as Vendas de Fim de Ano. Para dar visibilidade ao setor, também já foram realizados eventos como a Feira da Economia Solidária e a Semana do Artesão.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas