Já está em teste a transmissão via internet das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. A nova ferramenta será instalada definitivamente em 2019 e, após avaliações da Mesa Diretora, poderá substituir o serviço prestado através da rádio. O legislativo também contará com painel de votação.
A empresa que faz o teste dos equipamentos de transmissão foi à Casa de Leis a convite do presidente eleito, vereador Alexon Cipriano (Pros). “Esses profissionais têm experiência no ramo e o teste servirá para a Câmara saber qual estrutura precisará disponibilizar, como velocidade de internet, entre outras”, explicou.
Painel
A estrutura para a avaliação conta com uma câmera de 360º, Full HD de 30x de zoom ótico, voltada para o plenário. A sugestão dos técnicos é instalar uma segunda de frente para a público.
Além disso, será instalado painel na parede por detrás da Mesa Diretora e, nele, será possível a veiculação de vídeos e fotos das demandas dos vereadores, o nome e imagem do edil que utiliza a tribuna e o cronômetro.
O ponto alto do painel é a transmissão, em tempo real, da votação de cada vereador. Dois botões serão instalados nos assentos e ao decidir pelo ‘Sim’ ou ‘Não’ a escolha aparece no painel.
“A Câmara Municipal vai entrar na era da interatividade e conectividade com a população. As pessoas antenadas com as redes sociais poderão acompanhar o trabalho dos vereadores em tempo real. Depois, o arquivo do vídeo ficará disponível nas redes sociais do legislativo”, disse Alexon, que avalia lançar o edital de licitação em janeiro.
O teste, que voltará a acontecer na próxima sessão, pode ser acompanhado neste link: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=585955128515308&id=356475221755986