Quarenta integrantes da Guarda Municipal de Cachoeiro de Itapemirim concluíram o curso ministrado pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES) para a liberação do porte de armas. A cerimônia de formatura aconteceu na escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários.
O curso atende à exigência prevista no Estatuto do Desarmamento (lei nº. 10.826), de que a autorização para o porte de arma de fogo das Guardas Municipais está condicionada à formação funcional de seus integrantes em estabelecimentos de ensino de atividade policial.
O próximo passo é a formalização de convênio com a Polícia Federal para emissão dos portes funcionais de armas. “Vocês são os heróis da segurança de Cachoeiro. Este é um passo importante e ainda daremos outros, ofertando melhores equipamentos e condições de trabalho”, disse o secretário de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes.
O juiz da Vara da Fazenda Pública, Robson Louzada, ressaltou que a complexidade do curso, que percebeu varias temáticas, dá-se também pelo fato de a maioria das abordagens nas ocorrências não acontece pela violência. Segundo ele, a arma é o último recurso a ser utilizado.
“Sou o maior interessado da Guarda Municipal estar armada. Também sou de Cachoeiro; se chove aqui, eu também me molho. Vocês já eram bons; agora, com este curso, vocês são ótimos”.
Robson analisou que a tendência no Brasil é que a Guarda faça, cada vez mais, o trabalho ostensivo e, possivelmente, investigativo – a depender de alterações na legislação vigente. “A Guarda, em todo país, já é uma polícia municipal”.
O senador diplomado Marco do Val (PSB), que já foi instrutor da Swat (Special Weapons And Tactics), o grupo de elite da polícia americana, disse que o Brasil tem excelentes profissionais na área de segurança e que a Guarda cachoeirense pode se orgulhar pelo pioneirismo.
“Quando estiverem num conflito, saiba que cada exigência do curso servirá para vocês na hora de tomar a decisão em uma situação entre a vida e a morte”.
O prefeito Victor Coelho (PSB) lembrou da atuação da Guarda Municipal durante a crise na segurança pública e também destacou investimentos feitos, como a aquisição de 10 viaturas, e apresentou o projeto da nova sede da guarda que será na Ilha da Luz.
“Todo este processo para retomar o armamento da Guarda Municipal se arrastou por 11 anos; fizemos todo passo a passo até chegarmos à conclusão deste curso. Sinto-me honrado em conquistar esta vitória com vocês”.