Guaçuí, Iconha, Iúna, Marataízes e Venda Nova do Imigrante receberão os serviços de atendimento ao eleitor com a inclusão de dados biométricos (fotografia, impressão digital e assinatura digital). A implementação vai ter início a partir de 4 de fevereiro.
A medida também engloba a regularização de situação de eleitor, a administração e a manutenção do cadastro eleitoral, o sistema de alistamento eleitoral, a revisão do eleitorado e a fiscalização dos partidos políticos.
Neste ato, também serão contemplados os municípios de Afonso Cláudio, Aracruz, Barra de São Francisco, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Rio Bananal e São Gabriel da Palha.
Em 2017, foram realizados os cadastros biométricos nas cidades de Anchieta, Ibatiba, Presidente Kennedy e São José do Calçado. Também já finalizaram o processamento, no sul do estado, Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Itapemirim, Mimoso do Sul, Muniz Freire e Rio Novo do Sul.
Biometria
O Projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral tem por objetivo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), implantar em âmbito nacional a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral.