Cachoeiro busca parceria para Bienal e reforma de patrimônios culturais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

A reforma de patrimônios culturais de Cachoeiro e a Bienal Rubem Braga de 2020 foram pautas da reunião do prefeito Victor Coelho e da secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, com o secretário de estado da Cultura, Fabrício Noronha, na última semana, em Vitória.

O município busca apoio para restauração dos centenários Palácio Bernardino Monteiro e Centro Operário e de Proteção Mútua, e reforma da Casa de Cultura Roberto Carlos – onde nasceu e morou o rei da MPB – e do Teatro Municipal Rubem Braga, principal casa de espetáculos do sul capixaba.

“Cuidar dos centros culturais é uma forma de preservar a identidade do nosso povo, valorizar nosso patrimônio cultural e fortalecer o senso de pertencimento dos cachoeirenses. É, também, um investimento no nosso grande potencial turístico, que está muito atrelado à área cultural. Por isso, temos olhado com muito carinho para os imóveis que abrigam a cultura cachoeirense. Procuramos mostrar isso nessa reunião e fomos muito bem recebidos pela Secult com essa e outras pautas”, disse o prefeito Victor Coelho.

Na ocasião, a secretária Fernanda Martins apresentou todas as ações da sua gestão até o momento, com destaque para a reforma da Casa Memória (em andamento) e as melhorias feitas no Museu Ferroviário Domingos Lage, as exposições de arte na Sala Levino Fanzeres, as visitas guiadas aos centros culturais, oficinas culturais para crianças, Lei Rubem Braga e outras leis de incentivo, apoio à cultura popular, eventos como o Encontro Regional de Folias de Reis e o Festival de Artes Cênicas de Cachoeiro (Facci) e as atividades pré-Bienal Rubem Braga.

A feira literária, aliás, teve atenção especial no encontro. “Em função da importância da Bienal, que se consolidou como um dos principais eventos culturais do Espírito Santo, reforçamos que a parceria com o governo estadual é fundamental. Estamos a um ano da próxima edição da feira e, com esse apoio, já garantido pelo secretário Fabrício, temos a certeza de que faremos um grande evento, que vai gerar enorme visibilidade para a cultura capixaba”, disse Fernanda.

“O trato que a cultura tem dentro da atual administração municipal de Cachoeiro é exemplar e merece destaque. A parceira com a Secretaria de Cultura do Estado só tende a crescer e se intensificar”, afirmou o secretário estadual, Fabrício Noronha.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas