Os usuários de medicamentos de alto custo que procuram a Farmácia Cidadã, em Cachoeiro de Itapemirim tem reclamado na demora para serem atendidos. Alguns relatam a espera de até três horas e afirmam não haver prioridade a idosos. O serviço é prestado através da Superintendência Regional de Saúde, no bairro BNH.
A queixa foi feita por uma usuária da farmácia, porém optou por não se identificar. Segundo a cidadã, há a marcação de vários pacientes para o mesmo horário, o que provavelmente seria a causa do atraso.
“Há pessoas acometidas por diabetes e câncer. A ida até o local já é um sacrifício, devido às dores que alguns sentem. Além disso, tem que esperar por horas. O fato de não ter atendimento prioritário aos idosos, por exemplo, é um desrespeito ao estatuto que os protege”, disse.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde, que enviou nota com versão contrária ao reclame. “A Gerência de Assistência Farmacêutica informa que a entrega de medicamentos na Farmácia Cidadã Estadual em Cachoeiro de Itapemirim são realizados com hora marcada, sendo reservado 10 minutos para cada entrega”.
Também explicou sobre o atendimento prioritário. “Por serem atendimentos com hora marcada, não há atendimento preferencial para a retirada de medicamentos, apenas para a abertura de processos. A unidade foi a primeira a ter o atendimento com hora marcada implantado no Estado e serviu de modelo para esta forma de atendimento nas unidades da Grande Vitória”.
Farmácia
O Projeto Farmácia Cidadã, de acordo com o governo do Estado, surgiu da necessidade de ampliar o acesso aos medicamentos e de aprimorar a qualidade dos serviços ofertados aos usuários de medicamentos de alto custo do estado, pois as condições das farmácias antigas eram deficientes.
Medicamentos
O Espírito Santo disponibiliza medicamentos além dos contemplados nos Protocolos do Ministério da Saúde, adquiridos através de recursos próprios, uma Lista Estadual Complementar, de uso ambulatorial e dispensado pelas Farmácias Cidadãs Estadual conforme os Critérios de Utilização da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) para cada item. Os medicamentos da Lista Estadual Complementar de uso hospitalar são dispensados somente para os pacientes internados nos hospitais da Rede Hospitalar Estadual.