Prefeitos e vereadores podem ficar no mandato até 2022

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

As eleições de 2020 podem ser adiadas e, com isso, os atuais prefeitos e vereadores brasileiros ficarem em seus mandatos até 2022. Isso, será definido se a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 376/2009 for aprovada. O documento já teve parecer favorável da relatoria da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

O objetivo da PEC é estabelecer a coincidência geral dos pleitos para todos os mandatos eletivos. Além disso, aumenta de oito para 10 anos o mandato de senador, estabelece o mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos e põe fim ao instituto da reeleição para os cargos do Poder Executivo.

A informação é que a tramitação dessa proposta caminha a passos largos e que há mobilização política para que haja aprovação na Câmara dos Deputados ainda neste ano. A PEC é de 2009 e de autoria do deputado federal Ernandes Amorim (PR).

Se a proposta for aprovada, prefeitos e vereadores serão beneficiados com mais dois anos de mandato. Mas, políticos do Executivo não poderão disputar reeleição.

Economia

A justificativa desta PEC que alinha os mandatos políticos de gestores de estados e municípios é que irá otimizar os trabalhos da Justiça Eleitoral e proporcionar economia aos cofres públicos de R$ 3 bilhões já em 2022 e de aproximadamente R$ 10 bilhões até 2027.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA PEC 

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas