Estado assina termo para instalação da Apac de Cachoeiro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

As atividades da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) serão iniciadas em Cachoeiro de Itapemirim. O governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça (Sejus), assina o termo de fomento com a Apac do município nesta quarta-feira (29). O evento será realizado no Palácio Anchieta, às 14h, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande.

Para difundir o método utilizado pelas Apac’s em todo o País, um workshop será realizado após a solenidade que firma a parceria. O tema “Introdução ao método Apac e proposta de consolidação e expansão do projeto no Estado do Espírito Santo”, será proferido pelo diretor executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Antônio Ferreira  e Tatiana Flávia Faria de Souza, gerente Jurídica e de Convênios da entidade.

A Sejus realizou a reforma das edificações destinadas ao funcionamento da Apac, que inclui o bloco administrativo e o espaço onde funcionarão o regime fechado, com 40 vagas. Além de reformas na alvenaria, as obras incluíram a instalação de telhado, parte elétrica, hidrossanitária, serralheria e pintura.

Método Apac

O método é baseado em uma disciplina rígida, pautado pelo respeito, ordem, trabalho e envolvimento com a família do recuperando, tendo como base a valorização humana, vinculada à evangelização.  Nesse conceito, os próprios detentos são responsáveis pela sua recuperação e ajudam outros recuperandos nesse processo.

O valor da contrapartida do Estado por recuperando é, em média, de R$ 1.252. Cabe à Apac aplicar a metodologia de ressocialização. A custódia do apenado, porém, permanece sob responsabilidade da Sejus. Para participar da Apac, é necessário que o detento seja voluntário, e que passe por um treinamento para conhecer o conceito e o método aplicado nas Aac’s.

Na unidade, eles recebem assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica. A Apac é filiada à Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

Programação:

14h – Solenidade de assinatura do termo de fomento

15h – Workshop “Introdução ao método APAC e proposta de consolidação e expansão do projeto no Estado do Espírito Santo”

Palestrantes:
Valdeci Antônio Ferreira – diretor executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC)
Tatiana Flávia Faria de Souza – gerente Jurídica e de Convênios da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC)

16h30 – Debate

17h – Encerramento

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas