As atividades da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) serão iniciadas em Cachoeiro de Itapemirim. O governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça (Sejus), assina o termo de fomento com a Apac do município nesta quarta-feira (29). O evento será realizado no Palácio Anchieta, às 14h, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande.
Para difundir o método utilizado pelas Apac’s em todo o País, um workshop será realizado após a solenidade que firma a parceria. O tema “Introdução ao método Apac e proposta de consolidação e expansão do projeto no Estado do Espírito Santo”, será proferido pelo diretor executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Antônio Ferreira e Tatiana Flávia Faria de Souza, gerente Jurídica e de Convênios da entidade.
A Sejus realizou a reforma das edificações destinadas ao funcionamento da Apac, que inclui o bloco administrativo e o espaço onde funcionarão o regime fechado, com 40 vagas. Além de reformas na alvenaria, as obras incluíram a instalação de telhado, parte elétrica, hidrossanitária, serralheria e pintura.
Método Apac
O método é baseado em uma disciplina rígida, pautado pelo respeito, ordem, trabalho e envolvimento com a família do recuperando, tendo como base a valorização humana, vinculada à evangelização. Nesse conceito, os próprios detentos são responsáveis pela sua recuperação e ajudam outros recuperandos nesse processo.
O valor da contrapartida do Estado por recuperando é, em média, de R$ 1.252. Cabe à Apac aplicar a metodologia de ressocialização. A custódia do apenado, porém, permanece sob responsabilidade da Sejus. Para participar da Apac, é necessário que o detento seja voluntário, e que passe por um treinamento para conhecer o conceito e o método aplicado nas Aac’s.
Na unidade, eles recebem assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica. A Apac é filiada à Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).
Programação:
14h – Solenidade de assinatura do termo de fomento
15h – Workshop “Introdução ao método APAC e proposta de consolidação e expansão do projeto no Estado do Espírito Santo”
Palestrantes:
Valdeci Antônio Ferreira – diretor executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC)
Tatiana Flávia Faria de Souza – gerente Jurídica e de Convênios da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC)
16h30 – Debate
17h – Encerramento