A extensão do Pronto Atendimento Infantil (PAI) de Cachoeiro de Itapemirim foi inaugurada nesta quarta-feira (12) no prédio do Hospital do Aquidaban, em bairro homônimo. O atendimento acontece nos horários entre 7 e 19h, inclusive aos finais de semana.
A extensão, fruto de parceria entre a prefeitura e o Hospital Infantil ‘Francisco de Assis’ (Hifa), tem capacidade para atender entre 40 a 50 crianças. No total, serão 25 funcionários e dois médicos para atendimento de urgência e emergências pediátricas para crianças de 0 a 12 anos.
“O prefeito Victor Coelho recebeu uma ligação e, por estar em reunião, pediu para eu ir ao PAI, anexo ao campo do Estrela. Vi uma realidade insustentável, cerca de 90 crianças para ser atendidas. Ao informá-lo, Victor disse que não poderia continuar daquela forma. Hoje, estamos nesta inauguração”, disse o secretário de Governo, Paulinho Miranda.
“Quando assumi, o prefeito sempre nos pediu respeito ao cidadão, não menos com as crianças. Esta inauguração comprova também a capacidade de gestão do Hifa”, falou a secretária de Saúde, Luciara Botelho.
A vereadora Renata Fiório (PSD) lembrou o tempo que demorou para o imóvel do bairro Aquidaban servir a sua finalidade. “É emocionante para gente que é mãe ver esse prédio abrindo para serviço de saúde depois de 15 anos”.
O presidente do Hifa, Winston Roberto Machado, explicou que o espaço da unidade do bairro Sumaré não comportava mais a demanda.
“Lá foi projetado para realizar entre 100 e 110 atendimentos por dia. No entanto, a população cresceu e, consequentemente, a demanda. Em conversa com a prefeitura, foi possível a extensão”.
15 anos
O prédio foi inaugurado, pela primeira vez, há 15 anos para ser o hospital infantil; porém, nunca funcionou. Neste período, parte dele foi utilizado pela Superintendência Regional de Saúde. O empreiteiro Pedro Turini, responsável pela obra, chegou a se emocionar no evento desta quarta-feira.
“Fiquei arrepiado. Liguei para o ex-prefeito Theodorico Ferraço e disse que estava na obra feita para salvar crianças. Hoje, está fazendo jus à finalidade deste local. Parabéns, ao Hifa e ao prefeito Victor”.
“Não fecha mais”
O prefeito Victor Coelho destacou que a parceria com o Hifa resulta em serviço de excelência para as crianças do município e região. Apesar do contrato para o funcionamento da unidade no Aquidaban ser de apenas três meses, ele garante que isto não é limitador.
“Uma vez aberto, não fecha mais. E não está descartada a extensão da assistência para 24 horas, como garantimos no Hifa. Vamos manter o nível altíssimo de satisfação deste atendimento, medido em pesquisa”.
Materno Infantil
O evento também serviu para a direção do Hifa solicitar apoio ao prefeito para liberação de recursos do governo do Estado para as obras de adequação do prédio no intuito de inaugurar o Hospital Materno Infantil.
“Teremos novas agendas com o governador Renato Casagrande (PSB) e aqui deixará de ser ‘Elefante Branco’ para se tornar o Hospital Materno Infantil”, garantiu Coelho.