Moradores dos bairros Caiçara, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo) e Dr. Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima) participaram de duas edições do “Encontro de Agentes Ambientais”, que ocorreu durante o mês de junho, como objetivo sensibilizar as comunidades para a preservação dos córregos do entorno de suas residências. A ação foi promovida pela BRK Ambiental em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) e o biólogo Paulo Roberto Arantes.
A programação contou com palestras que abordaram aspectos como o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário e seus benefícios, a importância do descarte correto de resíduos, os investimentos realizados nos córregos e dicas para manter os recursos hídricos sustentáveis.
A advogada Luciana Bazoni, uma das participantes do encontro no BNH, ressaltou que as palestras contribuíram para que ela compreendesse mais a importância dos serviços de água e esgotamento sanitário para a comunidade. “Eu vejo que muita gente não age da maneira correta por falta de conhecimento e este é um canal fácil que propicia fazer com que todos colaborem fazendo o melhor”, pontua.
Já Alessandra Menezes Novaes, esteticista e moradora do bairro Caiçara, falou da importância da população para a manutenção da saúde do rio e da qualidade dos serviços de água e esgotamento. “Eu ouvi várias coisas que não sabia sobre saneamento e sobre a melhoria do rio. A gente acredita mesmo que pode melhorar o córrego e que precisa se mobilizar para isso, e quanto mais se falar sobre o assunto, mais vai reforçar essa necessidade na memória das pessoas”, destacou.