Casa da Memória volta a funcionar após nove meses

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Após nove meses de reforma, a Casa da Memória volta a funcionar em Cachoeiro de Itapemirim. Junto à ela, também reabre a Biblioteca Pública Major Walter dos Santos Paiva, cujo acervo conta com 15 mil livros. A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (26).

A obra consistiu na substituição de telhas, reposição de forro, repintura da parte externa e do interior do prédio e colocação de novas instalações elétricas. Os mobiliários – mesas, cadeiras e a estantes expositoras das obras – também passaram por manutenção.

A cerimônia teve a apresentação da Banda Lyra de Ouro, contação de história com a atriz Brenda Perim e números artísticos de encerramento de mais uma etapa do projeto Novos Talentos, desenvolvido pela Semcult, por meio do qual são ofertadas oficinas gratuitas de violão e canto e coral, dentre outras.

Biblioteca

“Quando assumi, recebi demanda a respeito do fechamento de uma biblioteca particular. Não tínhamos o que fazer neste caso. Mas, hoje, contamos com três bibliotecas públicas e vamos inaugurar mais uma”, disse a secretária de Cultura, Fernanda Maria Merchid.

Ela se refere à reabertura da Major Walter dos Santos Paiva; da ‘Professor José Barros’, em Itaóca; ‘Beatriz Oliveira dos Santos’, no bairro Paraíso; e da ‘Roney Moraes’, no bairro Ruy Pinto Bandeira.

Instituto

O Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim também funcionará na Casa da Memória. O órgão estava com as atividades paralisadas desde 2007.

Academia

“A Academia Cachoeirense de Letras tem 57 anos de existência e sempre ‘pulou de galho em galho’. Agora, temos lugar próprio, que tem tudo a ver com a academia”, disse a presidente da academia Marilene Depes, que é a Cachoeirense Presente deste ano.

“Estamos em ambiente familiar, consigo passar para a equipe que precisamos cuidar das pessoas. E são ações simples que mudam as pessoas: canteiros bem cuidados, calçadas cidadãs, entre outras. Também preservamos a memória da cidade: filhos e netos irão ver, no futuro, as homenagens feitas, como para o Hermogenio Lucas, que recebeu a comenda Rubem Braga”; disse o prefeito Victor Coelho, que entregou a honraria ao mais conhecido como Neném Doido. “Há muitas pessoas simples que precisam de nossas homenagens”.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas