Quinze mil livros. Todo este acervo está à disposição dos leitores na Biblioteca Pública Major Walter dos Santos Paiva, que, desde esta quarta-feira (26), passa a funcionar na Casa da Memória, localizada na rua 25 de Março, 106, Centro, em Cachoeiro de Itapemirim.
E não há dificuldade para ter acesso às obras que repousam nas inúmeras prateleiras. “A pessoa tem que trazer documento com foto e comprovante de residência; se não tiver o primeiro, pode apresentar a Certidão de Nascimento”, informou a coordenadora das bibliotecas Marcela Amistá Magalhães.
A coordenação dela antecede o plural porque Cachoeiro conta também com as bibliotecas ‘Professor José Barros’, no distrito de Itaóca; a ‘Beatriz Oliveira dos Santos’, no bairro Paraíso; e a ‘Roney Moraes’, no Ruy Pinto Bandeira.
“Após o cadastro, que é informatizado, o interessado pode alugar o livro por 10 dias, podendo renová-lo por até duas vezes”, complementou. A Casa da Memória funciona das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira.
Idas e vindas
A biblioteca Major Walter dos Santos Paiva funcionou por muitos anos na Casa dos Braga, também na rua 25 de Março. Em razão de fortes chuvas, o acervo foi levado para a Casa do Estudante, na mesma via, e retornou meses depois após reforma da residência dos Braga.
Também por motivos climáticos, por volta de 2013, a biblioteca deixou mais uma vez o local e a ala de pesquisa foi para a Casa da Memória e a de locação, para a Câmara Municipal. Tempos depois, o prédio do legislativo abrigou toda a biblioteca.
Recentemente, a Casa da Memória passou a ser a ‘casa’ da biblioteca, até fechar para reforma. Nesses nove meses, o atendimento aos leitores aconteceu no antigo clube Ita, na rua Ruy Barbosa, 78, Centro. Com as intervenções conclusas e reaberta nesta quarta-feira, a Casa da Memória é a sede definitiva da ‘Major Walter dos Santos Paiva’.