Cachoeiro: R$ 2,7 milhões para projeto de iluminação pública

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Em reunião no Palácio Bernardino Monteiro, na tarde desta terça-feira (2), foi dado o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto de parceria público-privada (PPP) no setor de iluminação pública em Cachoeiro de Itapemirim. O projeto embasará o processo licitatório para a concessão do serviço no município.

Único no Espírito Santo, o município é um dos sete, de todo o país, que tiveram propostas habilitadas em edital do Governo Federal. Para elaborar o projeto da PPP, cerca de R$ 2,7 milhões – provenientes de repasse do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP) – serão disponibilizados à prefeitura, que terá de contribuir com contrapartida de 10% do valor do contrato.

Na reunião, a empresa contratada pela Caixa Econômica Federal para o assessoramento técnico do projeto apresentou o cronograma de elaboração dessa parceria público-privada, que está dividido em quatro fases. Na primeira, será feito o diagnóstico do município e o estudo de viabilidade; na segunda, ocorrerá a estruturação do contrato; na terceira, as ações de validação externa (como audiências públicas); e, por fim, o processo licitatório para concessão do serviço de iluminação pública de Cachoeiro. Cada uma dessas fases vai ser concluída com simpósio.

Estiveram presentes o prefeito Victor Coelho, o secretário municipal de Modernização e Análise de Custos, Alexandro da Vitória, e representantes do governo federal – do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimento (SPPI). Também participaram representantes da Caixa Econômica Federal e um representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que participou por videoconferência.

“Tenham certeza de que, no que cabe à nossa administração, somaremos nossos esforços para efetivar a ampliação e modernização do parque municipal de iluminação pública. Nesse sentido, acreditamos fortemente que essa parceria público-privada é um dos caminhos mais eficazes para alcançarmos tal objetivo e, com isso, proporcionarmos à população cachoeirense um serviço de qualidade, com tecnologia mais moderna e eficiente, capaz de reduzir o consumo e os custos com energia”, resumiu Victor Coelho.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas