Saiba as condições para os partos normal e cesárea

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Para a classe médica, o melhor nascimento o para o bebê é o parto normal, principalmente também quanto aos benefícios, tais como a recuperação imediata da mãe. No entanto, é preciso que haja condições para este tipo de quarto; quando não há, a cesariana é a opção.

“O parto normal é o melhor nascimento quando tudo está favorável para o bebê nascer. Só que a gente fala em relação ao parto adequado, que é o momento que a mãe e a criança estão vivendo. Se há situação desfavorável, o mais adequado pode ser a cesariana”, disse a médica obstetra do Hospital Infantil ‘Francisco de Assis’ (Hifa), Rosely Freixo.

Segundo ela, uma série de situações podem indicar para a cesariana, entra elas a apresentação pélvica; inserção baixa de placenta; prolapso de cordão (quando o cordão umbilical sai do útero antes do feto); distócia do trabalho do parto, que é a disfunção das contrações uterinas impedindo a progressão do trabalho de parto.

E ainda a gemelaridade (verificação de mais do que um feto no útero); sofrimento fetal; desproporção céfalo-pélvica e indicações maternas, como a Síndrome de Hellp, que é uma complicação obstétrica grave; a Dheg, que trata-se de doença hipertensiva específica da gravidez e HIV.

Riscos

O parto cesáreo apresenta alguns riscos, são eles: prematuridade ou imaturidade pulmonar; maior risco de problemas respiratórios no recém-nascido; diminuição do vínculo mãe e bebê na 1ª hora de vida.

E também se incluem entre os riscos da cesariana a infecção, hemorragia e trambose e a redução do estímulo imunológico do bebê.

Benefícios do normal

Segundo a médica Rosely, o parto normal apresenta como benefício a recuperação imediata; o estímulo ao vínculo mãe e bebê; a amamentação; o menor risco de infecção, hemorragia e trombose; menorrisco relacionado à anestesia e o estímulo do sistema imunológico do bebê.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas