A prefeitura de Marataízes publicou esta semana três editais que poderão transformar o município em um grande canteiro de obras. No total, o prefeito Tininho Batista (PDT) terá cerca de R$ 75 milhões para investir em pavimentação de ruas, drenagem, galerias e esgotamento sanitário em vários bairros da cidade e localidades do interior.
Um dos editais trata da urbanização da região no entorno da prefeitura municipal; outro é destinado a Jaboti, Timbó, Lagoa do Siri, Alto Siri, Lagoa Dantas, Xodó e Timbó; e o terceiro abrange várias áreas do município. As licitações estão previstas para ocorrer em agosto, e a expectativa é que as obras comecem ainda este ano.
Bairros como Santa Rita, Belo Horizonte, Santa Teresa, Alto e Baixo Acapulco, Candinha, Boa Vista do Sul, Lagoa Dantas, Nossa Senhora Aparecida, Barra e Pontal são apenas alguns dos vários que serão beneficiados.
Entre as obras previstas, algumas são reivindicações antigas das comunidades, como o asfaltamento do trecho da Avenida Domingos Martins entre o Xodó e Lagoa Dantas, e a macrodrenagem da Filemon Tenório, área conhecida como Rua da Bacia, justamente devido aos grandes alagamentos que sofre nas épocas de chuva.
A justificativa dos editais esclarece que Marataízes possui mais de 170 mil metros quadrados de vias urbanas sem pavimentação. Mas, nos pronunciamentos que tem feito em toda a cidade, Tininho garante que esta não é a única prioridade em sua administração, e anuncia também a construção de creches, campos society, unidades de saúde, escolas e vários outros equipamentos públicos em toda a cidade.