Long neck: coleta quem revende, diz projeto de lei

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Pela falta de reciclagem de vidros na região sul e pelo longo tempo de sua decomposição na natureza, o vereador Allan Ferreira (PRB) confeccionou projeto de lei que tornam obrigatórias a coleta e destinação final de garrafas aos revendedores de bebidas de Cachoeiro de Itapemirim.

Caso a matéria seja aprovada, os supermercados e hipermercados, por exemplo, ficam obrigados a manter recipientes para as coletas das garrafas de vidro, do tipo long neck, em locais visíveis, para depósito por parte do consumidor.

Os estabelecimentos que vendem para o consumo local também ficam responsáveis pela coleta dos vasilhames. Já o recolhimento, segundo o projeto de lei, é por conta dos fabricantes.

“As garrafas long neck não tem a chamada ‘logística reversa’, pois não são de fácil decomposição e, depois de utilizadas, vão direto para o lixo, não sendo reutilizáveis como as garrafas convencionais. Fora isso, elas levam cinco mil anos para a decomposição e podem provocar acidentes e até queimadas”, disse o vereador.

A matéria foi protocolizada na Câmara Municipal nesta semana e irá seguir a tramitação nas comissões permanentes relacionadas ao tema antes de ir para a apreciação do plenário.

 

O projeto de lei é de autoria do vereador Allan Ferreira (PRB) Foto: Valtemir Matos
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas