Pelo segundo ano consecutivo, a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim obteve nota ‘A’ do Tesouro Nacional, que divulgou nesta semana o ranking das Finanças dos Municípios Brasileiros, referente ao ano de 2018. A classificação coloca o município como exemplo em equilíbrio financeiro.
Para obter a nota ‘A’ do Tesouro Nacional é preciso estar em dia com as certidões de regularidade, ficar apto a realizar operações de crédito ter capacidade de pagamento e estar em dia com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
“Estamos no caminho certo, trabalhando com responsabilidade na aplicação da verba pública. Continuamos com objetivo de melhorar a vida das pessoas”, disse o prefeito Victor Coelho (PSB).
A classificação de Estados, distrito federal e municípios é definida a partir da poupança corrente e liquidez e indicadores de endividamento.
A primeira busca verificar se o ente está poupando o suficiente para absorver eventual crescimento das suas despesas correntes acima do aumento das receitas correntes. O indicador de endividamento é calculado pela relação entre dívida bruta e receita líquida. A liquidez é calculada pela relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta.