O contrato de funcionamento do estacionamento rotativo, em Cachoeiro de Itapemirim, foi assinado na tarde desta quinta-feira (15). O serviço começa a ser prestado em 30 dias e vai gerar 35 empregos diretos. A empresa vencedora da licitação vai investir mais de R$ 2 milhões no sistema.
A cerimônia de assinatura do contrato aconteceu no gabinete do prefeito Victor Coelho (PSB). Já na próxima semana, iniciará a sinalização das 2.186 vagas – destas, 1.767 são para carros e 419, para motos.
O Rotativo disponibilizará aplicativo para que os usuários possam se informar desde a compra de créditos até o tempo restante de utilização da vaga.
Outras novidades são a instalação de parquímetros nas ruas da cidade e a possibilidade do usuário comprar crédito para uso futuro. Mas a opção pelo método antigo permanece, em que a pessoa compra o ticket impresso. A aquisição será feita em estabelecimentos credenciados ou com os funcionários próximos às vagas.
“É mais um sonho realizado. Cachoeiro já teve o Rotativo, porém de forma irregular, pois não houve licitação. Atualmente, há no município mais de 112 mil veículos é a segunda maior frota do estado. Por isso, este serviço é essencial”, disse o prefeito Victor.
Parquímetros
Na primeira etapa, serão instalados 14 parquímetros nas ruas com rotativo: na Área Azul, que abrange a região central, e parte da Área Verde, que corresponde ao “centro expandido”.
Uma das funções do parquímetro será facilitar a movimentação dos funcionários e dos usuários. Por conta do relevo acidentado na cidade, os aparelhos ficarão, principalmente, na parte mais alta das áreas Verde e Azul. Outra função é expandir as formas de pagamento, pois a máquina é conectada à internet e funciona com dinheiro e cartões, como o de crédito.
Verba
Parte da verba do Rotativo será destinada para a saúde, conforme matéria aprovada pela Câmara Municipal. No entanto, o prefeito informou ter enviado projeto de lei ao legislativo para que esse recurso seja aplicado a melhoria do sistema viário.
“Já fazemos importantes investimentos na área da saúde; inclusive, vamos inaugurar em breve o Pronto Atendimento ‘Paulo Pereira Gomes’. Precisamos também atuar mais na mobilidade urbana e sei que os vereadores terão esta compreensão”, falou Coelho.