Viabilizar a elaboração de projetos para a melhoria do fluxo viário. Este é o objetivo da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim com a licitação que acontece nesta terça (27) para contratar empresa especializada na elaboração de projeto de engenharia viária. O investimento pode chegar a até R$ 2 milhões.
A administração alega que, apesar do potencial de crescimento econômico, há no município “diversos problemas de infraestrutura em decorrência de sua topografia acidentada aliada ao crescimento desordenado em diversas áreas sem planejamento”.
Os projetos elencados serão elaborados com o objetivo de contratar recursos junto ao Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), que é uma operação de crédito da Caixa Econômica Federal.
De acordo com a prefeitura, tal verba é para o desenvolvimento de infraestrutura sustentável e que pode ser disponibilizado para outro município, caso não seja utilizado no prazo. “Assim, não se justifica a ampliação da equipe técnica do quadro permanente do município, sendo mais econômica a contratação dos projetos”, justifica a administração, no edital.
O prazo de vigência do contrato é de 540 dias e nele estão previstos estudos geotécnicos e hidrológicos; levantamento topográfico; elaboração de projeto executivo geométrico, de sinalização; contenção de encostas, dentre outros. Há ainda projeto para a construção de 60 escadarias.