A partir desta segunda-feira (26), cerca de 43 agentes de pesquisa do IBGE visitarão mais de 4 mil domicílios em 50 municípios no Espírito Santo. A coleta da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) irá até fevereiro de 2020 e os primeiros resultados estão previstos para serem divulgados em 2021.
Realizada em convênio com o Ministério da Saúde e em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a PNS investiga a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e quantifica a população com incapacidades físicas.
Outros indicadores importantes são relativos ao estilo de vida (sedentarismo, tabagismo, dieta, consumo de álcool) e à saúde bucal. A PNS também investiga se os moradores sofreram algum tipo de violência e monitora a realização de exames preventivos, além de avaliar a percepção da população sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
Peso e altura
A PNS também coleta os dados antropométricos – peso e altura – de um dos moradores dos domicílios visitados, para detectar a incidência de obesidade e estabelecer as medianas de peso e altura da população. Há ainda um módulo de questões sobre paternidade e exames pré-natal (direcionado aos homens), um módulo sobre atividade sexual (aplicado aos moradores maiores de 18 anos) e outro módulo sobre as Relações e Condições de Trabalho.
Todas as informações coletadas pela PNS têm sua confidencialidade garantida pela lei do sigilo da informação estatística (Lei nº 5534) e só podem ser utilizadas para fins estatísticos.
Os agentes de pesquisa do IBGE estarão identificados com crachá e usarão equipamento eletrônico de coleta de dados (computador de mão). Os moradores poderão confirmar a identidade do entrevistador em ligação telefônica gratuita para 0800-721-8181.