R$ 20 milhões de empréstimo foram contratados pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim para modernizar a gestão pública. A operação de financiamento foi feita junto ao Banco do Brasil e o contrato assinado no último dia 5.
O empréstimo tem prazo de 96 meses e carência, de 12 meses. A principal justificativa da prefeitura é de que o município deixa de arrecadar cerca de R$ 9 milhões por ano pelo fato de 42% dos imóveis localizados na área central não estarem cadastrados – por isso, o IPTU não é lançado.
Dos R$ 20 milhões, R$ 6 milhões serão destinados para a compra de móveis e utensílios; R$ 1 milhão para equipamentos de informática; R$ 10 milhões para aquisição de sistema de informações geográficas web, atualização do cadastro imobiliário e a atualização da planta genérica de valores e R$ 3 milhões, para software para modernização da gestão de processos administrativos e gestão documental.
R$ 85 milhões
A prefeitura também aguarda a liberação de R$ 85 milhões junto ao Banco do Brasil, uma vez que o procedimento já foi autorizado pela Câmara Municipal. Essa solicitação de empréstimo está em análise pela Secretaria do Tesouro Nacional.
Esses recursos serão para intervenções estruturais: obras de drenagem, pavimentação e escadarias (R$ 15 milhões); contenção de encostas (R$ 5 milhões); implantação da avenida Universitária (R$ 24 milhões); macrodrenagem (R$ 20 milhões); revitalização da Beira Rio (R$ 10 milhões) e a construção de ponte de ligação entre bairros (R$ 11 milhões).