A Câmara de Cachoeiro inaugura nesta quarta-feira (18), às 18h, o Espaço Cidadão, que abrigará a Escola do Legislativo e atuará em várias frentes: na realização de cursos para os servidores e vereadores e na oferta de treinamentos e capacitações oferecidas por escolas de outros órgãos, como o Tribunal de Contas, a Assembleia Legislativa e outras Câmara.
A comunidade também poderá participar. Atuará também no desenvolvimento do projeto ‘A Escola vem à Câmara’, que incentivará a visita de estudantes ao Legislativo cachoeirense, para conhecer o seu funcionamento. O cronograma de visitas, inclusive, já está pronto, informa o vereador Diogo Pereira Lube, coordenador da Escola.
Outra função da Escola do Legislativo é a edição de publicações com as informações mais buscadas por estudantes, professores e pela comunidade em geral. “Preparamos um planejamento de alto nível, capaz de oferecer capacitação em algumas áreas e conhecimento sobre o Legislativo Cachoeirense e tudo que envolve o interesse público”, ressalta o presidente da Casa, Alexon Soares Cipriano.
Outros serviços importantes e de alcance comunitário também já estão funcionando no Espaço Cidadão: a Ouvidoria Geral, a Ouvidoria Racial Monsenhor Jeferson Luiz Magalhães e a Ouvidoria da Mulher Leonilda Gava Barros(D. Nega) que recebeu o nome em homenagem à primeira mulher eleita vereadora em Cachoeiro, e que já confirmou presença ao evento. “Em nome de Dona Nega homenageamos todas as mulheres que tá tiveram assento nesta Casa de Leis”, enfatiza o presidente.
A Casa das Comunidades José Paradella Neto será para associações e entidades, que poderão fazer reuniões, fazer ofícios, encaminhar demandas. Não será um espaço de ocupação fixo, mas todos poderão utilizá-lo dentro das regras estabelecidas.
“Já fizemos contato com a Associação de Contabilistas e com as Faculdades, para que todos possam estar com a documentação em dia. Isso é muito importante e geralmente é um serviço que as associações não podem pagar, ou não têm noção da importância da legalização da instituição”, enfatiza Alexon.
No Espaço Cidadão funcionará também a Biblioteca Deusdedit Baptista. “ A Câmara de Cachoeiro está, mais do que nunca, de portas abertas. O nosso desejo é que os espaços disponibilizados sejam bem aproveitados. Aqui é a casa do povo cachoeirense”.