O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), sancionou, na terça (17), o Projeto de Lei 3715/19 que tem objetivo modificar a Lei nº 10.826/2003 para dar segurança jurídica aos proprietários de imóveis rurais, que passam a ter a posse de sua arma assegurada para utilização em toda extensão de sua propriedade.
Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal Evair de Melo afirmou que a assinatura do projeto é uma importante conquista, por oferecer mais segurança para os produtores rurais.
“As propriedades rurais contam com muitas máquinas e produtos agrícolas, animais e outros pertences que despertam o interesse de pessoas de má índole. Precisamos ser rápidos e eficientes para reduzirmos a violência que causa angústia às famílias do campo, que trabalham honestamente para produzir alimentos aos brasileiros”.
Evair ressalta a concentração populacional ao redor das capitais e dos grandes centros urbanos que, por consequência, também gerou uma concentração de esforços na questão da segurança pública.
“Essas propriedades rurais muitas vezes estão distantes de onde a polícia pode chegar. Por isso, é fundamental dar condições ao produtor rural de preservar sua família e também o seu patrimônio”.