Já circulando por vários locais do mundo através das agências da Organização das Nações Unidades (ONU), o trabalho do cartunista cachoeirense Ricardo Ferraz foi lançado na segunda-feira (23) na Libéria, na África, através da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O material será traduzido para o inglês.
Os africanos terão acesso à cartilha ‘Inclusão é atitude! Qual é a tua?”, do cachoeirense. “Foi uma surpresa grande. Essa cartilha ilustrei para uma Ong em São Paulo; agora, ganhou visibilidade nacional e internacional”, disse Ricardo.
O cartunista denuncia as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência desde 1981 através de sua arte. À época, como ele mesmo diz, esses (as) cidadãos (ãs) era invisíveis pela sociedade. “Fui, digamos, um dom Quixote: a brigar, enfrentar o preconceito, na época em que não se falava de cidadania; então, é difícil quebrar uma cultura”, lembrou.
“Comecei em Cachoeiro, denunciando esse quadro dantesco. Com o passar do tempo, com a quebra de paradigmas e outro olhar da sociedade, hoje o trabalho ganhou essa dimensão. Na educação, está em vários livros didáticos. Tenho a honra de falar que faço ilustrações para as principais editoras do país, é visto também nas vinhetas da Rede Globo”.
De acordo com Ricardo, além da Libéria, a cartilha será lançada em outros países. ““Se queres ser universal, pinte sua aldeia”, como disse Leon Tolstói. Ou seja, trabalhando aqui de Cachoeiro, de pé no chão; mas sempre sonhando e acreditando. Outra frase que gosto de citar é a seguinte: grandes são os seres humanos que, conhecedores de seus limites, tornam infinitas as suas possibilidades”.
https://www.youtube.com/watch?v=72C9IxyGrcI&feature=youtu.be