Projeto para redução de multas vai ser lançado no Espírito Santo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Está em fase de lançamento e implantação, um novo projeto para diminuir o valor das multas aplicadas aos comerciantes capixabas por questões burocráticas no Estado. A ação é fruto da indicação do Deputado Estadual Dary Pagung (PSB) para que sejam feitas alterações na legislação que, segundo o parlamentar, hoje é muito rígida e cruel, principalmente com os pequenos empresários.

Atualmente a lei 7.000/2001, que dispõe sobre o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, não faz diferenciação sobre as transgressões na entrega de documentos por má-fé. Isso significa que, se por descuido algum documento deixar de ser enviado aos órgãos de fiscalização em prazo estipulado na lei – mesmo que os impostos tenham sido corretamente pagos a tempo – o empresário poderá ser multado em até 130 vezes o valor do tributo devido.

Para o parlamentar, avanços na legislação são uma forma de correção de injustiças fiscais. “Destacamos que os problemas não são de tributos, e sim as multas que estão sendo aplicadas com muita rigidez, se comparados o valor do tributo devido ao da penalização. Multas exorbitantes geram um grave problema principalmente para microempresas, que muitas vezes possuem recursos tecnológicos e de pessoal limitados, tornando-as mais suscetíveis a erros que poderiam ser corrigidos, sem prejuízo algum”, disse.

As alterações foram propostas em setembro, na indicação 2283/2019. “O maior ganho referente ao pleito será para o crescimento econômico do Estado, com mais empresas investindo, contratando e, dessa forma, gerando mais impostos. Fizemos esta recomendação, sabendo da seriedade e responsabilidade, que tem caracterizado a proficiente atuação do nosso Executivo”, finaliza Pagung.

O lançamento do projeto “Legislação: Redução das multas por descumprimento das obrigações acessórias” será realizado pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (09) no Palácio Anchieta, às 14h, no Salão São Tiago.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas