Muro em Cachoeiro vai virar painel com personalidades locais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Na área central de Cachoeiro, o grande muro em frente ao Museu Ferroviário Domingos Lage começou a receber uma intervenção artística em homenagem a personalidades cachoeirenses.

A intenção da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) é fazer dele o maior painel de arte a céu aberto da região, que será uma nova atração turística do município e um instrumento de educação patrimonial.

A intervenção é conduzida por quatro artistas selecionados via edital pela Semcult. A cada um deles, foi reservado um espaço de 13 metros de comprimento no muro, que tem aproximadamente 52 metros de extensão por 6 metros de altura.

Em uma das áreas, serão retratados Roberto Carlos, Sérgio Sampaio e Raul Sampaio Cocco, Luz Del Fuego, Carlos Imperial e Arnoldo Silva. Em outra, Maria Gasolina, Maria Fumaça, Moringueiro, Delicioso, Nenê Doido, Geraldo e Agulha. A terceira tela será composta por mestres da cultura popular, como João Inácio, Dona Canutinha, Dona Maria Laurinda, Dona Isolina, Mestre Salatiel, e pelo escritor Evandro Moreira. Na quarta tela, serão homenageados Jece Valadão, Levino Fanzeres, Zozô, Rubem Braga, Newton Braga e Dedé Caiano.

O painel se tornará mais uma atração para visitação ao corredor cultural formado pelo Museu Ferroviário, pela Casa de Cultura Roberto Carlos e pela centenária Ponte de Ferro.

“Esse painel a céu aberto é uma proposta de educação patrimonial para o município, que será um dos pontos de visitação do projeto “Doce Terra Onde Eu Nasci” e fará parte do conteúdo dos guias no circuito, para apresentar para nossas crianças, cidadãos e turistas um pouco sobre a nossa história”, afirma a secretária de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Artistas visuais

A proposta da Semcult é, também, valorizar e dar visibilidade ao trabalho dos artistas visuais contemporâneos do município.

Para o muralista Rudson Costa, que está entre os selecionados para o projeto, o sentimento de fazer parte dessa iniciativa “é monumental, do tamanho do painel que vamos fazer”. “É muito importante juntar tanta gente especial da cidade numa mesma obra”, afirma.

O professor de artes Jeferson Braga Martins também está entusiasmado com sua participação. “Esse painel é muito importante para o sul do estado e vamos fazer da melhor forma para conseguir agradar a todos. O trabalho artístico deve ter como base a educação e, a partir disso, fomentar outras questões, culturais e turísticas. A expectativa é ótima”, conclui.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas