O estacionamento Rotativo começou a operar em Cachoeiro de Itapemirim nesta segunda-feira (4). Nestes 30 primeiros dias, a utilização das mais de 2,1 mil vagas é gratuita para que os usuários possam aprender a utilizar os parquímetros. O Em Off Notícias traz informações referentes às sanções em casos de infração, quando a cobrança pelo serviço for iniciada.
Para pagar pelo tempo da vaga, é preciso inserir o número da placa em um dos 10 parquímetros instalados no município. Caso o condutor não pague e ou o seu tempo pago já tenha vencido e o veículo permaneça na vaga, ele estará sujeito a penalidades.
“O monitor vai checar a placa. Não encontrando nenhum tipo de pagamento nessa placa, ele vai deixar um aviso. O condutor terá 15 minutos para regularizar ou sair da vaga. Passando esses 15 minutos, o agente de trânsito pode autuar e remover, segundo o artigo 181, do Código Penal”, informou o gerente do consórcio Estacionamento Rotativo Cachoeiro Digital SPE LTDA, Marcelo Siepalski. Pelas ruas, há monitores sanando as dúvidas sobre o sistema.
Vagas
Sãoo, aproximadamente, 2.186 vagas de estacionamento, sendo 1.767 para automóveis e 419 para motocicletas, em bolsões. O tempo máximo de permanência na Área Azul (área central), com maior movimento de veículos, será de 2 horas, e na Área Verde (entorno da Área Azul) será de 4 horas. Entretanto, serão disponibilizadas apenas as vagas da Área Azul nesta primeira etapa.
Para estacionar, o condutor poderá utilizar o parquímetro mais próximo ou o aplicativo de celular Cachoeiro Digital, que já pode ser baixado em qualquer loja virtual. Nos dois casos, será preciso registrar a placa do veículo no sistema e o tempo que deseja ficar.