O Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes (PPG) será reaberto no próximo dia 19. Nesta semana, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, visitou o local, que passou por um período de reformas e expansão. Um investimento de mais de R$ 700 mil.
O local passou também a contar com uma subestação de energia e uma central de gás para abastecimento do centro de saúde, com adequação aos novos padrões sanitários como adaptação dos banheiros para uso adequado por pessoas com deficiência, melhorias na acessibilidade, reparos nas janelas, novos forros e vidros e substituição da cobertura.
Acompanhado das equipes das secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras (Semo), o prefeito visitou todas as alas do local para avaliação final e aprovou as instalações que recebem os retoques finais. Além da empresa contratada pela prefeitura para a execução da obra, as equipes da Semo também fizeram intervenções, como construção dos muros, reposição de grades, pavimentação da parte externa, implantação de guarda-corpo, pintura geral e paisagismo.
O PPG é uma das principais unidades municipais de saúde de Cachoeiro, atende casos de urgência e emergência, oferece serviços de odontologia, vacinação, raio x, laboratório de prótese e a central de esterilização, que atende as unidades de saúde do município.
“Esta é mais uma grande entrega para os moradores de Cachoeiro. Sabemos da importância dela para quem busca atendimento na área central; daí estávamos ansiosos pela sua reabertura. Agora teremos um local mais amplo, com aumento na capacidade de atendimento e com serviços de urgência e emergência mais eficientes, num ambiente mais humanizado”, diz Victor.
Investimentos na saúde
A prefeitura tem investido em serviços de manutenção preventiva e corretiva nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Vários locais de atendimento como as unidades dos bairros Aeroporto, Boa Vista, Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), São Luiz Gonzaga e no distrito de São Vicente, receberam melhorias tanto nas instalações físicas como em equipamentos, como aparelhos de ar – condicionado, mesas, cadeiras, longarinas e geladeira para armazenamento de vacinas.
Outra importante obra em andamento, é a reforma do Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Santo Antônio, que é executada sem comprometer os atendimentos diários, em áreas como pediatria, ginecologia, fonoaudiologia e psicologia. As melhorias contam com recursos repassados pelo Ministério da Saúde, num investimento orçado em mais de R$ 790 mil.