Samu pode funcionar na região sul no 1º semestre de 2020

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Uma nova tentativa de acordo entre os poderes governamentais pode tornar realidade a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região sul do estado até o fim do primeiro semestre de 2020. A informação é do superintendente regional de Saúde, José Maria Justo.

Segundo ele, desde 2014 há a decisão de implantar o serviço na região; porém, desajustes na relação dos municípios com o governo do Estado impediram o avanço da pauta.

José Maria Justo é o superintendente regional de Saúde

“Na segunda-feira (18), fizemos reunião com os prefeitos da região e com o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Junior. Há outra marcada para o dia 29 deste mês para deliberar sobre o mecanismo de financiamento do serviço”, disse José Maria ao Em Off Notícias.

O superintendente informou que esse financiamento será de forma tripartite, ou seja, entre o município, Estado e União. “Sendo que a conta municipal será a menor”. A ideia da Secretaria Estadual de Saúde, conforme ele, é de que o municípios sejam os gestores do contrato do Samu; enquanto o Estado faz o processo regulatório.

“O desajuste estava no diálogo entre o governo e os municípios que era a questão do financiamento. Como o Estado está entrando hoje com aporte muito maior no financiamento, acredito que não teremos problemas”, acredita.

Programa

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas