Com a chegada do fim do ano, o número de doadores de sangue cai e a demanda aumenta. Por isso, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro está fazendo um apelo para que as pessoas vão ao hospital para abastecer os estoques que estão quase no fim.
Para se ter uma ideia da necessidade, a média de doação na última quinzena foi de menos de 10 pacientes por dia.
Clique e saiba quem pode doar (http://www.santacasacachoeiro.org.br/site/banco_sangue.asp)
Os tipos de sangue AB e B já estão em falta. O estoque de A+, A- e O- está em estado crítico. O+ e AB+ se mantém em alerta e o B+ está estável. No entanto, é importante que a população se sensibilize e doe qualquer tipo de sangue.
Recentemente, a Santa Casa de Misericórdia recebeu grande doação de voluntários por causa de acidente envolvendo um ônibus com turistas na região de Soturno.
No entanto, segundo a enfermeira responsável pelo Banco de Sangue, Cintia Pimenta, essas pessoas não podem mais doar nos próximos 60 dias, que é o prazo de intervalo entre uma doação e outra.
“Ou seja, 30 dias após as doações em massa que tivemos, corremos sério de risco de ficar com falta de sangue”, destacou.
Cintia explicou ainda que a validade do sangue é de 35 dias, o que não é suficiente para as demandas. Para que o sangue seja utilizado dentro do prazo, “o ideal é que os grupos a partir de 5 pessoas sejam agendados em dias alternados”.
Horário de Atendimento:
2ª a 6ª feira – 07h às 16h
Sábado – 07h às 11h
Telefone para agendamentos: (28) 2101-2123