Os produtores rurais que atuam nas quatro Feiras Livres de Agricultura Familiar em Cachoeiro de Itapemirim irão ganhar novos modelos de barracas. A prefeitura acaba de adquirir 100 unidades, com investimento de R$ 150 mil. A previsão é de que a entrega seja feita em fevereiro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), as atuais barracas são utilizadas há 10 anos. Os novos modelos serão maiores e feitos com materiais que facilitam a montagem e desmontagem. Com isso, elas apresentarão estrutura mais resistente e cobertura mais ampla, oferecendo mais conforto para os feirantes e clientes, além de melhorar a exposição dos produtos.
“As feiras livres são tradicionais em Cachoeiro e atendem a milhares de consumidores todas as semanas, e se caracterizam como uma oportunidade de mercado para os agricultores familiares e agroindústrias do município. Com essas novas barracas, estamos buscando a melhoria na apresentação e na qualidade dos produtos e no atendimento aos produtores e consumidores”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.
Feiras livres no município
Com as feiras livres que acontecem no Pavilhão da Ilha da Luz, nos bairros Independência e Nova Brasília e no distrito de Itaoca, os consumidores podem adquirir produtos frescos, trazidos, diretamente, do campo para a cidade, incluindo folhas, raízes, frutas, ovos, carnes e produtos da agroindústria familiar, como pães, bolos, biscoitos, doces, massas caseiras, entre outros.
A feira da Ilha da Luz, ou feira do servidor, como é conhecida, é uma das principais do município, por ser frequentada por servidores da Prefeitura de Cachoeiro que utilizam o tíquete-feira para as compras. A partir deste ano, ela ocorrerá às quartas-feiras, com funcionamento das 17h às 19h.
Já as outras feiras livres são realizadas nos seguintes dias e horários: no bairro Independência, em frente à Matriz Velha, às quartas-feiras, das 5h às 9h da manhã; no bairro Nova Brasília, em frente ao ginásio municipal, aos sábados, das 5h às 9h; e no distrito de Itaoca, no pátio da igreja católica, às quartas, das 17h às 18h.