Toda mercadoria que foi recuperada pelos comerciantes da lama deixada pela enchente do rio Itapemirim, em janeiro deste ano, está servindo para amenizar as perdas e contribuir com a quitação das despesas do trágico mês.
A comercialização desses produtos acontece no pavilhão da Ilha da Luz, onde funciona o Bazar Solidário Cachoeiro, idealizado pelas amigas Larissa Patrão e Bruna Guia, dentista e design de moda, respectivamente. O bazar começou nesta quinta-feira (6) e vai até sábado, de 10h às 22h.
Também sensibilizadas com o desastre causado pela cheia do Itapemirim, as amigas tiveram a ideia de reunir os comerciantes atingidos num único lugar e começaram a mobilização pelas redes sociais.
Segundo Larissa, bastou uma semana para a adesão de 50 lojas. “Inicialmente, faríamos o bazar no Strondas; porém, a ideia ganhou uma dimensão inesperada e surgiu a necessidade de um espaço maior”.
Daí, iniciaram as parcerias: a prefeitura cedeu o pavilhão e a segurança, Sicoob e a Unimed garantiram a estrutura e as camisas do evento, a banda D14 ofertou o show no dia da abertura, entre outras.
Os portões do pavilhão abriram às 15h. Muito trânsito do lado de fora e muita gente do lado de dentro. Estandes lotados. “Ficamos muito surpresas com a quantidade de pessoas. A solidariedade do cachoeirenses emociona”, disse Larissa.
Além de artigos femininos e masculinos, estande da Fábrica de Pios, há também brinquedos para as crianças e praça de alimentação, cujos empresários irão doar parte do que for arrecadado para o projeto Rochativa.