Pré-candidatos buscam consenso para ter a ‘chave’ do Bernardino Monteiro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

As articulações para tentar brecar a reeleição do prefeito Victor Coelho (PSB) – que ainda não anunciou a intenção de disputar – ganharam caráter tático. Acreditando que o mínimo de quatro candidaturas já favoreça o atual mandatário, os demais pré-candidatos começaram a se reunir no intuito de construir uma frente única para o embate de outubro deste ano em Cachoeiro de Itapemirim.

Há poucos dias, a maioria dos nomes já ventilados para disputar a prefeitura, com exceção do Professor Breno e do ex-prefeito Carlos Casteglione (PT), reuniu-se para debater as eleições majoritárias.

De parte do grupo, há o entendimento de que Victor tenha, pelo menos, cerca de 30 mil votos garantidos. Dentro de um universo pouco superior a 100 mil votos válidos, acredita-se que três candidaturas seria o ideal para o desejado sucesso da oposição, considerando aí como certa a participação também de Casteglione.

O objetivo é manter a unidade e deixar que as pesquisas apontem o cabeça de chapa entre os vereadores Alexandre Bastos (PSD), Renata Fiório (PSB), a advogada Fayda Belo (PP), o vice-prefeito Jonas Nogueira (PSL), o ex-vereador Fabrício do Zumbi (PDT), sargento Paulo Sérgio (Patriota) e o empresário Bruno Ramos (PMN) – nomes esses que participaram do encontro ou foram representados.

Sem dúvida, o objetivo é um desafio árduo e por vários motivos. Há os interesses naturais dos partidos, as ‘amarrações’ verticalizadas e aqueles que mantém o diálogo aberto, inclusive com o palácio Bernardino Monteiro. Além disso, há o maior mal da política: a vaidade, que ignora, até mesmo, as medições científicas.

E tem mais: depois da hipotética escolha de um nome, provavelmente cairá no ‘colo’ deste uma série de acordos e compromissos que envolverão secretarias, cargos e ‘garantias’ de apoio para as eleições proporcionais de 2022. Ou seja, é preciso vencer a vaidade e também a incredibilidade para que os números postos na mesa se tornem aquilo que esperam das urnas.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas