Curso de fabricação para agroindústrias capacita moradores de Pacotuba

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Moradores de Bom Destino, comunidade de Pacotuba, participaram de um curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF), nesta semana. As atividades aconteceram de segunda (17) até esta quarta-feira (19), na agroindústria Cozinha Amizade.

O curso é totalmente gratuito, e o objetivo é preparar as pessoas para serem os responsáveis técnicos de pequenos serviços de alimentação e estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte, ensinando a forma correta de manipular com segurança os alimentos feitos nesses ambientes.

A oportunidade foi oferecida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), que identificou a necessidade na comunidade. Na localidade, existem agroindústrias e pessoas interessadas em atuar no setor que ainda não haviam feito o curso, que é um pré-requisito para todas as pessoas que trabalham em estabelecimentos onde ocorre manipulação de alimentos.

Uma vez identificada a necessidade, a Semai propôs a realização e convidou o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) para ministrá-lo. Ao final, os participantes que cumpriram a carga horária receberam certificados, o que ajudará a abrir portas no mercado de trabalho.

Semai de portas abertas ao produtor

A Semai atende à demanda das comunidades com sua estrutura própria ou por meio de parcerias como o Senar e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os interessados devem procurar a sede da secretaria, que funciona à rua Agripino de Oliveira, 60, Independência (pátio do Fórum Municipal), das 9h às 18h.

“A industrialização é uma forma de agregar valor aos produtos agropecuários e uma importante fonte alternativa de renda para os agricultores e empreendedores rurais. O trabalho da Semai tem sido de orientar as pessoas envolvidas, nos aspectos relativos à gestão da agroindústria, manipulação adequada de alimentos, embalagem, rotulagem e comercialização, com foco na qualidade”, explica o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas