O Em Off Notícias traz a última matéria da série ‘Enchente histórica’, sobre a maior enchente da história de Cachoeiro de Itapemirim. O site aborda as principais ações de apoio que a municipalidade concedeu às vítimas da cheia do rio Itapemirim, tanto no lado humanitário quanto para acelerar a retomada da economia da cidade.
A Ouvidoria Geral de Cachoeiro de Itapemirim realizou uma pesquisa de opinião com pessoas atingidas pela enchente de 25 de janeiro. Segundo o órgão, 86,6% dos que foram ouvidos avaliaram como “Bom” ou “Excelente” as ações de resposta da Prefeitura de Cachoeiro ao desastre natural.
Em relação às ações de prevenção à enchente da prefeitura, 61,5% dos entrevistados classificaram como “Bom” ou “Excelente”. Sobre a comunicação realizada nos canais oficiais, 48,5% disseram ter conseguido “Todas as informações”, e 29,3%, “A maioria das informações”.
No total, foram feitas 239 entrevistas em áreas de comércio mais afetadas pela enchente e durante o Mutirão da Cidadania, evento realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro para prestar atendimentos à população atingida.
Os entrevistados também tiveram a oportunidade de fazer considerações a respeito do modo de atuação da prefeitura no episódio. Entre as manifestações, destacaram-se elogios à agilidade na resposta ao desastre e sugestões para que os comunicados de alerta sejam aprimorados, apresentando informações mais detalhadas.
“Adotamos todos os procedimentos para que as entrevistas representassem uma amostra fiel do que pensa o conjunto da população afetada”, afirma a ouvidora geral do Município, Thaynná Silveira.
“Esta pesquisa abrange opiniões sobre os mais diversos quesitos relacionados ao episódio, desde os comunicados de alerta até atividades posteriores à ocorrência, como limpeza e desobstrução de vias, organização do trânsito e comunicação nos canais oficiais da prefeitura”, complementa a controladora geral do Município, Mylena Gomes Lopes.
Pesquisa de Opinião – Pós-Enchente em Cachoeiro
Avaliação das ações de resposta à enchente:
– Bom ou Excelente: 86,6%
– Indiferente: 10%
– Ruim ou Péssimo: 3,4%
Avaliação das ações de prevenção à enchente:
– Bom ou Excelente: 61,5%
– Indiferente: 25,1%
– Ruim ou Péssimo: 13,4%
Acerca da comunicação através dos canais oficiais: conseguiu obter todas as informações de que precisava?
– Todas as informações: 48,5%
– A maioria das informações: 29,3%
– Algumas informações: 13%
– Um pouco das informações: 7,9%
– Nenhuma informação: 1,3%
Confira as outras matérias da série nos links abaixo: