O governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que o Brasil não tem coordenação nacional no combate à pandemia do coronavírus. A declaração foi proferida nesta quarta-feira (25) durante entrevista coletiva à imprensa, na qual o socialista também repercutiu o pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, na terça, minimizando a pandemia, e a reunião virtual com o presidente ocorrida na manhã de hoje.
“Não temos uma coordenação nacional. Com isso, ficamos sem condições de tomar uma decisão em comum”, disse Casagrande. A fala do governador considera as medidas restritivas adotadas por estados e municípios na prevenção ao coronavírus enquanto Bolsonaro pediu ontem a volta à normalidade e o fim do confinamento em massa.
Ainda na terça, Casagrande repudiou o pronunciamento do presidente, alegando que está “desconectado das orientações de cientistas, da realidade do mundo e das ações do Ministério da Saúde”. Além disso, o governador disse que tal posicionamento de Bolsonaro “confunde a sociedade, atrapalha o trabalho nos Estados e municípios, menospreza os efeitos da pandemia”.
Nesta quarta, os governadores da região Sudeste participaram de reunião virtual com Bolsonaro. Na ocasião, foi garantida a destinação de R$ 72 milhões ao Espírito Santo diluídos em quatro meses. “No entanto, sem data”, disse o governador.