A licitação para contratação de empresa especializada em serviços de engenharia civil e elétrica para a execução do projeto do Parque Urbano da Ilha da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim, acontecerá no dia 8 de abril. O investimento previsto pela prefeitura é de R$ 8.541.583,47.
O prazo de execução é de 240 dias. Dos recursos para a construção, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelo fornecimento de água e tratamento de esgoto, arcará com R$ 1,5 milhão.
O termo de conciliação sobre a construção de um parque na Ilha da Luz foi assinado no dia 16 de julho de 2019, envolvendo a prefeitura, BRK e o poder judiciário. O acordo foi selado em audiência na Vara de Fazenda Pública Municipal e de Registro Público de Cachoeiro, contando com a presença de representantes das partes envolvidas.
De acordo com a prefeitura, o parque é baseado na ideia de promover a interação entre visitantes e o meio ambiente. Entre os atrativos previstos, está um mirante para a contemplação da vista do entorno e áreas molhadas, que permitirão a formação de lâminas d’água.
A recuperação urbanístico-ambiental da Ilha da Luz prioriza, conforme a administração municipal, o resgaste da área para uso comum da população, bem como a solução de problemas ambientais provenientes de ocupação e ordenamento irregular.
Das instituições e repartições que funcionam atualmente no local, apenas a Guarda Civil Municipal (GCM) permanecerá ali – o prédio onde atualmente fica a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) será reformado para abrigar a GCM.