Estado libera reabertura de academias; mas regras não agradam parte do setor

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

O governo do Estado liberou o funcionamento das academias, porém obedecendo a protocolos de acordo com a classificação Mapa de Gestão de Risco de transmissão do novo Coronavírus (COVID-19). No entanto, as regras não agradaram a Associação das Academias de Ginástica do Espírito Santo (Acages).

O funcionamento observaram as boas práticas e os procedimentos de higienização, bem como as consultas adequadas de higiene pessoal e o controle de saúde dos colaboradores e clientes, conforme preza a Portaria n 094-R, do dia 23 de maio, da Secretaria de Estado da Saúde.

As atividades aeróbicas, com ou sem uso de aparelhos, continuam vetadas nos municípios que apresentam riscos moderados, como Cachoeiro de Itapemirim, ou alto, como é o caso de Presidente Kennedy e Marataízes.

As atividades esportivas que demandem compartilhamento de equipamentos ou materiais continuam proibidas – é o caso de lutas, basquete, futebol e vôlei. Também não pode a participação de pessoas que apresentam sintomas gripais ou que façam parte do grupo de risco nos demais esportes.

Lutas

Não poderão haver contato físico e compartilhamento de equipamentos para os esportes coletivos e academias. O funcionamento deverá ser realizado exclusivamente com atendimento em horários agendados, garantindo o controle do número de frequentadores concomitantes, seguindo os parâmetros estabelecidos para cada modalidade específica, conforme enquadramento de risco do de localização.

Associação

A Acages afirmou não reconhecer a divulgação das normas do governo do Estado e avaliou que elas atendem apenas aos pequenos estabelecimentos. Segue abaixo a íntegra da nota da associação das academias:

“A Associação das Academias de Ginástica do Espírito Santo (ACAGES), vem esclarecer aos estabelecimentos voltados à promoção de saúde e bem-estar e demais interessados quanto às medidas Impostas pelo Governo do Estado para a reabertura das academias.

A ACAGES não reconhece a divulgação das novas normas do governo do Estado de atender a no máximo 5 alunos por hora, mesmo para estabelecimentos com mais de 75m².

Da maneira como foram apresentadas, tais medidas atendem apenas aos pequenos estabelecimentos,  como studios, gerando inviabilidade técnica e financeira de funcionamento especialmente em se tratando de academias de médio e grande porte, o que acarretará no fechamento de empresas e consequentemente de postos de trabalho.

Esperamos ansiosos por medidas mais adequadas ao atendimento dos clientes, dentro de todas as normas de segurança especificadas pela OMS.”.

Classificação conforme o Mapa de Risco

Municípios de nível de risco baixo: 

Atividades aeróbicas: 

um aparelho/usuário a cada 12 metros de área de salão.garantindo espaçamento mínimo de 4 metros entre os aparelhos/usuário

Atividades não aeróbicas com aparelhos fixos: 

um aparelho/usuário a 10 metros quadrados de área de sala garantindo espaçamento mínimo de 3 metros entre aparelhos

Atividades não aeróbicas em aulas coletivas:

uma pessoa a cada 8 metros quadrados de área de salão. Incluso o professor garantindo o mínimo de 2,5 metros entre pessoas.

Municípios de nível de risco moderado ou alto:

Só podem funcionar com atividades não aeróbicas, restritas a treinos de baixo impacto, com distanciamento mínimo de 4 metros com os seguintes limites de lotação.

Estabelecimentos com área menor que 30 metros quadrados

Um aluno por horário de agendamento

Estabelecimentos com área igual ou superior a 30 e menor que 45 metros quadrados

Máximo  de 2 alunos por horário de agendamento.

Estabelecimentos com área  igual ou superior a 45 e menor que 60 metros quadrados

Máximo de 3 alunos por horário de agendamento

Estabelecimentos com área igual ou superior a 60 e menor que 75 metros quadrados

Máximo de 4 alunos

Estabelecimentos com área igual ou  superior a 75 metros quadrados: 

Máximo de 5  alunos por horário de agendamento.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas