BRK Ambiental lança minissérie com dicas de prevenção ao coronavírus em Libras

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Em tempos de pandemia de coronavírus, as informações sobre como se proteger ganharam espaço e a necessidade de distribuí-las de forma acessível também. Pensando nisso, a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Cachoeiro de Itapemirim e em outros mais de 100 municípios brasileiros, produziu uma minissérie bilingue, em português e na Língua Brasileira de Sinais com dicas de prevenção voltadas à comunidade surda.

Os vídeos, que fazem parte da iniciativa “Saneamento que Une”, trazem informações fundamentais sobre a doença para que todos ampliem seu entendimento e possam se proteger e contribuir para diminuir a propagação da Covid-19. O material foi dividido por temas, com orientações sobre o que é a doença, formas de se prevenir, como higienizar corretamente as mãos e como utilizar e higienizar as máscaras de proteção. Aborda ainda os cuidados que devem ser adotados ao sair de casa e destaca outras recomendações das autoridades sanitárias e de saúde.

A série conta com a participação da intérprete de libras Maria Inez, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e com o apoio da professora Alini Alves, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Estado em que a BRK Ambiental atua em diversos municípios na operação de serviços de água e esgoto por meio de concessão pública. A campanha pode ser acessada pelo link https://www.brkambiental.com.br/saneamento-que-une ou pelo Youtube da BRK http://abre.ai/baux.

Em Cachoeiro de Itapemirim, o técnico em Química Lucas Tirello Fernandes, de 28 anos, que possui deficiência auditiva desde o nascimento, assistiu aos vídeos ao lado do filho Davi, de 4 anos. “Fico feliz em ver que a BRK Ambiental está preocupada com a comunidade surda. Achei o material bem explicativo. Gostei também da intérprete, que tem gestos suaves e precisos, características importantes para a tradução”, elogia Lucas, que é casado com Tatiana Barcelos Fernandes, de 38 anos, também portadora da deficiência auditiva.

Ele ressalta que o filho fala libras fluentemente e acredita ser necessário expandir os ensinamentos da Língua Brasileira de Sinais para mais pessoas. Sobre a pandemia e a recomendação do uso de máscaras, Lucas enfatiza, inclusive, que elas tendem a dificultar bastante a vida dos surdos que precisam da leitura labial para se comunicar e entenderem o que o outro diz. No entanto, sabe que as medidas preventivas são importantes para conter o avanço do vírus. O técnico em Química comentou que está de férias, aproveitando para descansar com a família e ajudar a sua mãe nos cuidados com o Davi, que está em casa, mas fica preocupado com sua esposa, que está trabalhando fora, e consequentemente com o filho.

O diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, Bruno Ravaglia, comenta que a campanha integra as ações da empresa para contribuir com a promoção da acessibilidade e reforçar a proteção da saúde da população durante a pandemia. “Temos o compromisso de zelar pelo bem-estar e pela melhora da qualidade de vida e da saúde da população, e isso se faz não somente com investimentos nos serviços de água e esgoto, mas também com informação. Quanto mais pessoas alcançadas com os vídeos de orientação sobre as formas de prevenir a Covid-19, reforçamos a proteção contra o novo coronavírus”, diz o diretor.

Dentro das ações estimuladas pela concessionária para que seus clientes e funcionários se mantenham em segurança, foi disponibilizado também um vídeo sobre os cuidados necessários durante a pandemia e como utilizar os serviços por meio dos digitais da BRK Ambiental.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Felipe Ayub é escolhido por Geninho para comandar a Saúde de Itapemirim

Em Itapemirim, uma das pastas mais importantes do futuro governo Geninho Alves (PDT) já tem