Para garantir os cuidados diante da ameaça de contaminação pela Covid-19 junto à população de rua, a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim tem realizado abordagens para conscientizá-los e ofertar a possibilidade de ficarem em abrigos do município.
Essa ação teve início em maio deste ano, numa parceria entre servidores das secretarias municipais de Saúde (Semus), Segurança (Semseg) e Serviços Urbanos (Semsur), com a coordenação da de Desenvolvimento Social (Semdes), que recebeu recursos do governo federal para investimentos neste período pandêmico.
E a iniciativa tem gerado frutos. A Semdes informou que algumas pessoas aceitaram a oferta do abrigo. A maior parte foi encaminhada para a Casa de Passagem Santa Tereza de Calcutá, da Cáritas Diocesana. Uma pessoa foi direcionada a um abrigo temporário montado pela Prefeitura para acolher aqueles que apresentam sintomas de Covid-19.
As pessoas em situação de rua, que aceitam o apoio do município, passam pelo Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), onde tem aferição de pressão arterial (PA) e de glicemia; vacinação; testes rápidos; consulta médica; atendimento psicológico e coleta de baciloscopia, além de ganhar kits de higiene bucal.
No geral, a Semdes também tem distribui a pessoas em situação de rua kits com produtos de higienização e máscaras de tecido. A entrega é feita pelas equipes de abordagem social, que ainda repassam informações sobre prevenção da covid-19.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra, os profissionais do Centro POP realizam, rotineiramente, abordagem às pessoas em situação de rua. A medida, segundo ela, contribui para a saúde tanto deles próprios, quanto da população em geral.
Auxílio
Através do ‘Espaço Vida’, da prefeitura, as pessoas em situação de rua recebem ajuda para ter acesso ao auxílio emergencial do governo federal, no valor de R$ 600. O benefício é destinado aos trabalhadores informais, autônomos e desempregados, em função da crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), mais de 20 usuários do serviço já conseguiram receber. O Espaço Vida fica no bairro Independência e funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h. Lá, esse público também tem acesso à alimentação, à estrutura para higienização pessoal e a atendimento de assistente social.