A partir da próxima segunda-feira (15), o Procon de Cachoeiro fará atendimentos presenciais apenas, previamente, agendados.
Para isso, o consumidor deverá entrar em contato por meio dos números: (28) 3155-5262 ou (28) 3155-5276. A equipe do órgão de defesa do consumidor fará questionamentos sobre a natureza da solicitação e, então, serão indicados o horário e o dia dos atendimentos, que acontecerão de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h.
O Procon ressalta que o consumidor deve comparecer à sede da instituição, unicamente, no dia combinado e, se possível, deve chegar com dez minutos de antecedência; além disso, precisa estar com a máscara de proteção e deverá esperar a sua vez de ser chamado, na parte externa da agência. Para o atendimento, o reclamante deverá levar o documento de identidade, CPF e as documentações referentes ao problema. Somente o titular do agendamento poderá entrar área interna do Procon, para receber o atendimento.
Caso o consumidor não consiga comparecer na data agendada, terá de informar o Procon, com prazo de, pelo menos, 24h antes, sobre a desistência. Se quiser o atendimento para outro dia, será necessário ligar, novamente, para marcar outra ocasião.
O órgão de defesa do consumidor ressalta, ainda, que não adianta comparecer à sede da instituição em busca de atendimento, esperando possíveis desistência. É indispensável que haja o agendamento prévio.
“Nós desejamos continuar atendendo aqueles que precisam, sem que isso provoque aglomerações e circulação desnecessária de pessoas nas ruas. Estamos tomando medidas paliativas para que o consumidor tenha o atendimento que precise, mas continue preservando a própria saúde e das demais pessoas”, salienta o coordenador do Procon de Cachoeiro, Osvaldo de Sousa.
Prazos e audiências estão suspensos
Os prazos e audiências estão, temporariamente, paralisados e serão, posteriormente, redefinidos. No entanto, o órgão de defesa do consumidor esclarece que, se alguma empresa desejar encaminhar defesa, resposta ou recurso, deverá utilizar o e-mail: procon.coordenadoria@
Atendimentos remotos
Além do agendamento, o consumidor pode solicitar atendimento pela internet ou telefone.
Para o consumidor que queira fazer a formalização de processo, o órgão de defesa do consumidor indica a Plataforma do Governo (www.consumidor.gov.br), em que o reclamante deverá fazer o cadastro, relatar a problemática, apontar a empresa envolvida e enviar a documentação necessária.
Os consumidores têm disponível, também, o número 151 (Procon Estadual), cuja equipe de servidores conta com acesso remoto do sistema, que possibilita consulta a processos já abertos. Além disso, por esse telefone, é possível, também, esclarecer dúvidas e realizar denúncias.