Os bairros Vila Rica e Zumbi, em Cachoeiro de Itapemirim, receberão barreiras sanitárias e educativas de segunda (13) a sexta-feira (17) da semana que vem. As ações fazem parte das estratégias de enfrentamento à pandemia de Covid-19 da Prefeitura de Cachoeiro.
No Vila Rica, a barreira ficará na avenida Nossa Senhora da Consolação, próximo ao Centro Interescolar (CEI) Átila de Almeida Miranda. No bairro Zumbi, será colocada na rua José Lobato, próximo a um bar local.
Durante a realização das barreiras sanitárias, haverá abordagem a veículos que passarem pelos locais, e alunos do curso técnico de enfermagem do Centro Educacional Apogeu medirão a temperatura de condutores e passageiros e darão orientações sobre medidas preventivas.
As atividades também contarão com a atuação de guardas-civis municipais, agentes de trânsito e servidores das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e Esporte e Lazer (Semesp) e da Defesa Civil.
Mais de 40 mil pessoas já foram abordadas nas barreiras sanitárias e educativas colocadas em vários pontos de Cachoeiro. Nesta semana, são realizadas ações no Centro da cidade, em pontos de ônibus e em ruas de grande tráfego de veículos. Também foi mantida a barreira fixa na BR 482 (Cachoeiro X Safra), em frente ao Horto União.
“As barreiras sanitárias são muito importantes para rastrear possíveis novos casos de Covid-19 e para reforçar as recomendações junto à população em geral. Procuramos refinar esse trabalho a cada dia mais e, para isso, contamos com a grande colaboração de nossos servidores e de voluntários de outras instituições”, afirma ocoordenador do Sistema de Comando de Operações (SCO) de combate à Covid-19 em Cachoeiro, Ruy Guedes.
Busca ativa e conscientização
Também na próxima semana, na quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizará busca ativa de moradores de Vila Rica e Zumbi que possam estar infectados com o novo coronavírus – complementando as ações das barreiras sanitárias.
Além disso, na segunda (13), na quarta (15) e na sexta-feira (17), serão realizadas mais ações de conscientização no Centro da cidade, em pontos de ônibus e outros locais sujeitos à maior aglomeração de pessoas.
“Trabalhamos em várias frentes de combate, procurando aperfeiçoar as ações, cada vez mais, sempre em consonância com as determinações da Sesa e demais órgãos públicos. Pedimos a cooperação de toda a população, porque ainda estamos no risco alto de propagação do vírus”, destaca o prefeito Victor Coelho.