BRK Ambiental: 470 dias sem incidentes de trabalho com afastamento em Cachoeiro 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Responsável pelos serviços de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, a BRK Ambiental já atua há 470 dias sem incidentes de trabalho com afastamento de funcionários. Para esse resultado, a concessionária realiza constantemente diversos treinamentos e simulações de situações de risco com todos os funcionários e prestadores de serviços.

Na segunda-feira, dia 27 de julho, foi comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho e tornou-se oficial em 1972.

Em 470 dias, a BRK realizou 1,63 hora/homem de treinamentos em segurança. Além disso, a área de Segurança do Trabalho da unidade, de acordo com planejamento, promoveu inspeções em campo e reuniões com as lideranças das áreas, integrou os prestadores de serviços, implementou procedimentos, gerenciou os riscos e acompanhou de perto os trabalhos críticos, tudo com o objetivo de reduzir os riscos.

“Esse tempo sem incidentes com afastamento demonstra que estamos acertando na nossa política de segurança. É um estímulo para as equipes que atuam em campo, e ainda aumenta a nossa responsabilidade para estarmos sempre vigilantes”, afirma Romenique Meireles, responsável pela Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente (QSSMA) da BRK Ambiental.

Ele destacou que entre os valores da BRK Ambiental está “Atuar com segurança”: trabalhar com a preservação da vida em primeiro lugar. A empresa tem o compromisso de prestar um serviço de qualidade, mas sempre considerando os impactos na saúde das pessoas e na preservação do meio ambiente.

Nova metodologia

Com esse objetivo, em abril de 2019 a concessionária implantou o projeto SWMS – Safe Work Management System, traduzido para o português: Sistema de Gerenciamento de Trabalho Seguro. O método consiste em sempre verificar quais são as atividades de risco, o que elas podem ocasionar e quais as medidas que podem ser tomadas para controlar esses riscos e evitar que acidentes aconteçam. O objetivo é avaliar os riscos e focar nas atividades de maior complexidade e que representem chances maiores de comprometer a segurança dos funcionários na realização das suas atividades.

Para a inserção do programa, todos os funcionários passaram por um treinamento em que foram apresentados o método e as ferramentas para aplicá-lo. Uma dessas ferramentas é o Plano Diário de Segurança do Trabalho, no qual, em todas as atividades de alto ou médio risco, o funcionário deve avaliar quais são os riscos e como evitá-los. “Com a implantação desse método, criamos uma padronização para avaliar os riscos e antecipá-los, estabelecendo barreiras, evitando que acidentes ocorram”, reforça Meireles.

Ao longo deste ano, a previsão é que 1,79 hora/homem seja dedicada a treinamentos. Com a pandemia do novo coronavírus, a concessionária precisou adaptar vários treinamentos, do formato presencial para o online. Entre os temas trabalhados, estão direção defensiva, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), utilização de ferramentas online e operação de máquinas e equipamentos.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas